quarta-feira, 27 de junho de 2012

Creme de agrião

Outro dia recebi  uma amiga para jantar, chegou de surpresa e  como estava frio tinha preparado uma canja somente, mas  e aí, somente um pratinho de canja assim desnudo? Para dar uma incrementada eu o servi com um fio de azeite e folhas de agrião. Ela gostou, e disse que nunca tinha experimentado, e isso é uma prática que trago de muito tempo - servir folhas verdes sobre caldo quente. Gosto muito, além de trazer um sabor a mais fica visualmente bonito e apetitoso. O agrião é uma hortaliça que contém propriedades terapêuticas, além de conter ferro, iodo e vitaminas. Minha mãe era uma pessoa muito econômica e aproveitava muito bem os alimentos. Sempre dizia: o agrião faz bem à saúde - as folhas  vai para a salada e os talos  para a sopa. Foi com ela que aprendi fazer esse creme da receita de hoje. Saber juntar em uma panela - economia, sabor e nutrição, é um aprendizado que devemos buscar. 




Ingredientes:
(três porções)


Talos de agrião
5 fatias de bacon picadas
1 dente de alho picadinho
1/2 cebola picada  
4 batatas descascadas e picadas
1 tomate picado
1/2 pimenta dedo de moça picada e sem as sementes
1 litro de caldo de carne ( se for usar o caldo de carne em tabletes cuidado com o sal)
sal o quanto baste


Modo de preparar:


Lave e pique bem miúdo os talos de agrião. Reserve. Em uma panela frite o bacon, quando dourar retire da panela e reserve. Na mesma panela refogue o alho e a cebola, junte o tomate, os talos de agrião e as batatas mexa bem e junte o caldo de carne e deixe cozinhar até ficar macio.
Coloque o caldo no liquidificar e bata. Volte o caldo para a panela prove o sal, se precisar corrija e junte o bacon reservado, deixe ferver por mais um pouquinho e sirva bem quentinho com um fio de azeite,folhas frescas de agrião e torradas.


Bom apetite!

8 comentários:

  1. LURDES,
    COM CERTEZA A SUA AMIGA ADOROU, ESTE CREME FICOU TUDO DE BOM!
    BEIJOS ♥

    ResponderExcluir
  2. E que bom que é um creme de agrião!!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  3. Lurdes esse é uma delícia! Também faço como a sua mãe. talo para sopa, folha para salada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca provei. Na verdade, vim de uma região que a única coisa que tomávamos mesmo fumegante era tacacá. O resto do ano todo quente, nada de dias frios. Meu abastecimento de caldos veio de canja, quando doente, e café estalado, porque também sou filha da cafeína. Mas depois que me mudei e passei a dormir de meia, com camisola comprida, eu senti uma caneca de sopas e cremes caberem super bem entre meus dedos. Estou aos poucos conhecendo as possibilidades desse universo. Com certeza, não me arrependerei de provar esse creme, que tem ingredientes irresistíveis e deve ser super cheiroso. =)

    ResponderExcluir
  5. Lourdes nunca experimentei caldos com folha verde crua, mas fiquei muito curiosa.
    O seu creme me deu água na boca.
    bjo

    ResponderExcluir
  6. Hummmm, nunca provei mas parece ótimo!!

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu. Adorei sua sopinha, vc sabe que minha mãe fazia muito sopa de feijão e na hora de colocar no prato, colocávamos folhas de agrião temperadinhas, Hummmmm que delicia, adoro folhas verdes na sopa, a cremosidade da sopa junto com a crocância das folhas é um verdadeira delicia. Excelente. Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Minha amiga isso ficou com uma cara ótima, que delicinha!!Super diferente nunca experimentei, agora preciso provar...beijão

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.