quarta-feira, 13 de junho de 2012

Ravioli in brodo

Tradicionalmente minha mãe preparava o brodo e servia -o no almoço do dia de natal. Mas o costume foi se perdendo e eu não segui essa tradição, talvez pelo fato de morar em um lugar muito quente nessa data. Mas o brodo é uma sopa muito saborosa,  que consiste em cozinhar a massa, que pode ser o capeleti ou o ravioli em um caldo onde foi cozido carnes, legumes e temperos.E nesses dias frios nada como um brodo para alimentar e aquecer o corpo.




Ingredientes;
(3 a 4 porções)


1/2 cebola
2 dentes de alho
1 tomates
1/2 cenoura
1 talo de salsão
Pedaços de frango (eu usei 1 coxa e 1 sobre coxa)
300 gramas de carne bovina com osso  
sal a gosto
1/2 pacote de ravioli 


Modo de preparar:


Colocar todos os ingredientes (menos a massa) em uma panela alta com 2 litros de água e deixar cozinhar até começar a desmanchar. Não é preciso refogar as carnes antes.
Coe, e leve o ravioli para cozinhar nesse caldo.
Servir quente com pão torrado na hora.


Assim que o caldo estiver pronto fatie pedaços de pão francês passe manteiga ou margarina e leve para o forno. Quando começar a dourar retire do forno e sirva quentinho com o brodo.


Dica: As carnes descartadas do cozidos você pode usá-las em outros pratos, como recheio dos raviolis por exemplo,ser for fazer a massa em casa.  

13 comentários:

  1. Oi Lourdes, que gostoso este prato. Sou super fã de sopas!!

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gosto de pratos com historia, aproveita esses dias com temperatura amena... aqui também deu uma melhorada no clima.

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu querida esse é um prato muito apreciado aqui em casa, adoramos ravióli in brodo, minha mãe costumava servir também nas noites de Natal. Ficou lindo seu prato, e me trouxe lindas recordações, muito saudosas. Bela refeição
    Lu, queria lhe mandar a foto do meu pézinho de maracujá e não achei seu email aqui, vou colocar aqui meu endereço de email, se puder mande-me o seu. Bjos querida, tenha um lindo dia

    mariajosyg@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josy, o endereço de e-mail para contado está lá embaixo do cabeçalho na página "Sobre". Mas te mandarei o meu e-mail pessoal, pois assim poderemos trocar fotos.

      Bjs

      Excluir
  4. Esse caldo tem textura mais grossa? Adorei.. ele deve ficar super gostoso e maravilhoso para os dias frios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andréa, esse caldo não tem a textura mais grossa, o único diferencial dele é que é muito nutritivo e saboroso pois foi cozido lentamente com as carnes e os ossos, e a carne não é selada antes para que todos os seus nutrientes passem para o caldo.

      Bjs

      Excluir
  5. Lourdes querida,
    Meu marido adora brodo.De vez em quando eu faço.Vou variar com sua receita.
    Bj e ótima quarta,
    Lylia

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro...com ravioli nunca experimentei, só com capeleti, mas deve ficar muito gostoso!Hummm..um pratinho dessa sopinha cairia muito bem neste momento.beijão

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lourdes:
    Não sei se já deu pra perceber, que não sou muito fã de pratos doces... em compensação, adoro receitas salgadas.
    E sou apaixonada por sopa, apesar de morar em um lugar muito quente e que é verão o ano todo.
    Adorei a receita!
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  8. Adorei esta sopa deve ser super deliciosa!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Querida Lourdes
    Que foto mais linda! Deu a sensação que a sopa e as torradas estão quentinhas e é só saboreá-las!
    Aqui na Itália comem-se muito massas em brodos e eu adoro!
    Parabéns pela excelente receita.
    Quanto ao comentário deixado no blog, gostaria de dizer-lhe que passei por essa situação difícil, mas graças a Deus e ao carinho de vocês superei de tal modo que fiquei foi com piedade dessas pessoas que são ainda mais fracas do que eu! Espero que elas sigam os seus caminhos e sejam felizes - se possível bem longe do meu bloguinho - hehehehe!
    E como você sabiamente disse: "quem deve dar as cartas somos nós"!
    Um grande abraço e muito obrigada pelo carinho:)
    Léia

    ResponderExcluir
  10. Oi, querida!
    Como dizia minha sábia mãe, não há um só dia em que não se aprenda alguma coisa (é que nem sempre temos olhos de ver qual é a lição do dia!): nem desconfiava que existia o "brodo"! E o curioso é que o nome me soou tão familiar! Não sei porquê!
    E já anotei!
    Bjsssssssss, quérida!

    ResponderExcluir
  11. Outro dia fiz um cappelletti in brodo, que está na pauta para publicar. É muito aconchegante! O frio anda intenso por aqui.
    Beijos e boa semana, com bons caldos para aplacar a temperatura...

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.