quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Doce de jabuticaba


Este doce é preparado com a casca da jabuticaba e com ele você pode preparar muitos pratos, tanto doce quanto salgado. As festas de fim de ano já estão chegando e é hora de começar a pensar  no cardápio da ceia e da virada do ano. Em pratos salgados podemos  empregar este doce preparando as farofas que irão acompanhar assados de carne, recheio de frango e muitos outras receitas. Nos pratos doces as possibilidades são muitas é só usar a criatividade.

Ingredientes:

2 quilos de jabuticabas
3 1/2 xícaras(chá) de água
2 xícaras (chá) de açúcar
1/4 de xícara (chá) de cachaça

Modo de preparar:

Lave as jabuticabas e retire todos os caroços (reserve à parte os caroços). Em uma panela coloque todas as cascas das jabuticabas, coloque a água e leve para cozinhar até que as cascas fiquem macias.
Junte o açúcar e deixe  cozinhando até formar um doce com uma calda ligeiramente grossa. Retire do fogo e coloque a cachaça. 
Guarde o doce em um recipiente preferencialmente de vidro feche bem e assim que esfriar guarde em geladeira.

Usando os caroços das jabuticabas que foram reservados:

Os caroços da jabuticabas não serão descartados porque com eles podemos preparar um delicioso refresco.

Coloque os caroços da jabuticabas no copo do liquidificador, coloque um pouco de água gelada e dê umas 4 pulsadas para os caroços se soltarem das polpas que os envolvem. Coe e coloque mais água e adoce a gosto.

Delicioso bem gelado!
Bom Apetite!

11 comentários:

  1. Aí está uma coisa que eu desconheço por completo: jabuticaba.
    Mas pelo aspecto deve ser delicioso. :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Lourdes que beleza! Adoro estas preparações para utilizar com pratos salgados e a gente precisa aproveitar a boa safra de jabuticaba. Querida, sentimos muito a sua falta no Encontro! Beijos mil
    Fabiola

    ResponderExcluir
  3. O doce ficou com uma cor linda e deve ser tão bom!!
    Também gostei do fresco.
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Lú,
    duas belas receitas que aprendi com vc, o doce e o suco
    estão perfeitos, fiquei com água na boca!

    Beijos, ótimo feriado ♥

    ResponderExcluir
  5. Deliciosooooo!!! Bora lah aos preparativos gente!!!! Bjssss

    ResponderExcluir
  6. Deve ficar maravilhoso com um flan de iogurte natural. Juntando o azedinho do iogurte com o doce da jabutiicaba. Que delicia.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo blog
    Você acredita em Jesus? Você o ama? Ele te ama muito, acredite!
    “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
    Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele”.João 3:16-17
    Foi por mim, foi por você.

    ResponderExcluir
  8. Lurdes, desde que comecei a acompanhar seu blog a apenas uns 3 meses - vc conseguiu me trazer de volta aquela vontade gostosa que eu tinha de fazer meus doces, de preparar uma mesa com um arranjinho de flor, de plantar meus chás...tenho muito que te agradecer por ter me trazido de volta esse prazer...
    mas então: adoraria fazer este doce - fazer doce com a casca eu adoro! - mas gostaria de saber quando vai a cachaça...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fico muito feliz de saber que o blog de alguma forma de ajudou. Agora, que seria de mim se eu não tivesse vocês minhas leitoras amigas sempre atentas me ajudando. Vou editar o post e corrigir a minha falha. A cachaça é colocada assim que retirar o doce do fogo.
      Bjs querida o muito grata.

      Excluir
  9. Não fica aquele agarrado que tem na casca da jabuticaba?

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.