quarta-feira, 5 de junho de 2013

Repolho com salsicha

Tem coisa que mais combina com a salsicha do que o repolho? Pelo menos na minha memória gustativa não consigo desassociar um do outro. Quando estava grávida da minha filha (a primeira de  três filhos)veio morar ao lado da minha casa uma família que veio do Paraná. Gente muito simples mas super agradáveis e a dona da casa para meu tormento cozinhava muito bem. Teve um dia que não me contive e fui saber o que ela estava preparando, o qual foi minha surpresa - apenas um simples repolho refogado com arroz e feijão, que com um jeito muito tímido me convidou e fez questão que eu sentasse à mesa para experimentar, afinal grávidas não podem passar vontade. Nunca me esqueci  do repolho gostoso e super bem feito e nem da cozinheira. Vizinhos bons, pena que o tempo passa e a gente vai se distanciando uns dos outros... é a vida!



Ingredientes:
(3 porções)

3 salsichas ( eu usei de carne suína com alho)
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 cebola picadinha
1/2 pimenta dedo-de-moça picadinha e sem as sementes
4 xícaras de repolho picados
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) rasa de açúcar (eu usei demerara)
2 galinhos de estragão fresco (ou pode ser outra erva de sua preferência)
1 colher (café) de orégano
1 talo de cebolinha verde picada (parte branca também)
4 colheres (sopa) de vinagre balsâmico

Modo de preparar:
Cozinhe no vapor por 10 minutos as salsichas. Unte-as com azeite e faça uns cortes rasos (como mostra a foto) e  leve para a grelha quente, só para dar uma pequena grelhada de leve. Reserve.
Em uma panela coloque o azeite para esquentar e refogue a cebola e a pimenta. Quando a cebola estiver transparente coloque o repolho, mexa até que ele murche um pouco. Coloque o sal, o açúcar, o orégano, o estragão e o talo da cebolinha. Mexa e deixe refogar um pouco. Para finalizar coloque o vinagre balsâmico, mexa e deixa refogar mais um pouquinho até o repolho ficar macio.  Sirva com a salsicha. 

Para acompanhar um arroz branco.

Dica: As salsichas que usei na receita são grandes e grossas,  mas se for usar as salsichas comuns, então conte 2 salsichas por pessoa.

Bom apetite!


8 comentários:

  1. Nunca fiz essa combinação mas achei esse prato uma delicia.Vou sentar para almoçar.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Lourdes, adoro repolho assim, avinagrado, meio à moda alemã, acho. Sua receita está caprichada no tempero, do jeito que gosto. Concordo com você, tem que ter salsicha para acompanhar! Fiquei salivando com essa de carne suína com alho...uma pena que o repolho não faz muito sucesso aqui em casa, mas guardo a receita e tento ver se consigo emplacar algum dia, rs. Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Lu querida, ainda sofro com uma vizinha que mora do lado da minha casa, ela cozinha muito bem, e almoça cedo a danada, quando é 11 horas da manhã, ela já esta almoçando mas antes disso ela me tortura com o aroma delicioso que vem da casa dela, e se for ver é tudo tão simples e cheiroso, e vamos combinar o simples é sempre mais gostoso né? Igual a essa sua receita, adoro repolho assim como vc fez e a salsicha não pode faltar. Delicioso seu prato. Adorei. Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Essa receita tenho que mostrar para o maridón, ele adora salsichas e eu adorei o repolho... rsrs
    ficou simples e bonito.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Simples e delicioso!
    Adoro comida simples e rápida.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. OI Lourdes,
    HOje em dia já não se faz vizinha como antigamente, não?
    Eu também sou do tempo que conversava com a vizinha, ia tomar café com bolo...
    Tempos bons.
    A receita do repolho está super apetitosa e com essa salsicha...
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  7. Lourdoca, querida!

    São 23:16h e meu estômago até roncou de vontade de comer essa salsicha e esse repolho! Que cara mais divina a desse prato!!! A boca tá cheia d'água!
    Ah, assim não saio dos sessenta quilos nem a pau!!! Rssssssssssss
    Bjsssssssssss, quérida, Deus a abençoa!

    ResponderExcluir
  8. Podemos ser vizinhas? Menina do céu, esse repolho é tudo de bom.
    Tive vizinhas muito queridas e uma delas cozinha muito bem. Acabamos sendo "sócias" e passamos a fazer doces, salgadinhos e bolo gelado pra vender.
    Post saudosista esse, do tipo que eu gosto!
    Bjs.

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.