segunda-feira, 24 de junho de 2013

Conserva de pimenta dedo-de-moça

 Tem gente que gosta tanto das ardidas que não passa uma refeição sem elas. Ao arrumar a mesa para o almoço ou jantar,  o vidro de conserva de pimentas é o primeiro que vai à mesa. Se você é assim então não pode deixar de fazer esta conserva que na preparação leva um pouco de licor que dá um toque todo especial. Pode ser qualquer tipo de licor de frutas, eu usei licor de cereja, mas pode ser o que você tem aí disponível.



 A quantidade é você que vai determinar, eu usei um frasco pequeno de 140 ml - 3 pimentas dedo-de-moça - 1/4 do vidro de licor completando com azeite.
Preparação: Lave em água corrente as pimentas, coloque-as em uma tigela e cubra com água clorada e deixe por 15 minutos. Escorra a água e lave novamente em água corrente. Pique a pimenta em rodelinhas  e coloque dentro do frasco. Coloque o licor dentro do frasco até atingir 1/4 do vidro e complete com azeite. Tampe o frasco e emborque-o  e deixe por 5 minutos para que saia todo o ar. Coloque uma panela com água no fogo e coloque um pano no fundo e sobre o pano coloque o frasco. Deixe ferver por 10 minutos. Espere esfriar e retire o frasco, e está pronto para usar.



Fica deliciosa, mas cuidado pois o azeite intensifica a pungência.

14 comentários:

  1. Lou,
    Eu gosto muito de pimenta...
    mas ardida demais eu ainda não aguento, mas fico tentada
    a colocar sempre mais...rs
    Nunca fiz em casa, meu irmão sempre faz em Minas e eu trago quando vou visitá-lo =)
    Gostei da sua!
    Um bejim!

    ResponderExcluir
  2. Lu,
    aqui em casa não falta conservas de pimentas, eu não gostava
    aprendi a gostar com o meu esposo, não fico sem elas de jeito
    nenhum.
    A sua conserva ficou linda!

    Beijinhos, ótima semana ♥

    ResponderExcluir
  3. Adorei essa conserva,muito interessante.
    Boa semana
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Lourdes, fiquei curiosíssima com essa conserva feita com licor! Preciso experimentar :) Por aqui também gostamos de uma pimentinha na mesa. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Amo pimenta e simplesmente preciso experimentar essa receita! Claro que ardor com sabor e não apenas aquela sensação de queimar a boca, dá um toque a mais nos pratos, além de serem visualmente lindas tb!

    Obrigada pela dica! bjs

    ResponderExcluir
  6. Lú, adoro pimentas e ou experimentar faze r esta conserva.Eu nuna tentei fazer uma e se der certo vou informar em um próximo comentário, valeu.
    Renato Machado

    ResponderExcluir
  7. Lu, qual o licor ideal para esta delícia?

    ResponderExcluir
  8. Acabei de fazer...usei licor de frutas vermelhas. Ficou Lindo !!! Espero que o pessoal aqui de casa que é apaixonado por pimenta, aprove !

    ResponderExcluir
  9. é aquele licor de bebida alcólica

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.