segunda-feira, 1 de julho de 2013

Geleia de romã

Esta receita de geleia e da minha amiga Regina Fernandes do blog Sabor em Si . Mudei só um pouquinho a maneira de preparar, mas nada que comprometesse a receita original, como diz o ditado popular " quem conta um conto, tira ou põe um ponto" e com as receitas também é assim, toda cozinheira coloca sua mãozinha ou o seu jeitinho de fazer.



Ingredientes:
4 xícaras de caroços de romã ( 4 romãs médias)
4 xícaras de água
3/4 de xícara de açúcar
4 folhinhas de hortelã (opcional)

Modo de fazer:
Colocar os caroços em uma panela com uma xícara de água. Levar ao fogo e deixar até levantar fervura. Desligue o fogo e coloque no liquidificador com o restante da água e pulse 4 vezes. Passe por peneira e coloque o líquido resultante na panela. Junte o açúcar e as folhinhas de hortelã e leve ao fogo médio, mexendo sempre. Cozinhe até ficar com consistência de geleia  mais líquida( Quando virar a colher com a geleia e ela cair mais lentamente). Não se preocupe se ela estiver mais líquida  do normal de geleia, porque ao esfriar  ficará com uma consistência mais gelatinosa. E se mesmo assim quando esfriar ainda estiver muito líquida, leve-a ao fogo mais um pouco, até atingir o ponto ideal - lembre-se cozinhar é experimento!


Romã (Punica granatum L)

15 comentários:

  1. Com romã nunca fiz mas sendo um fruto que gosto ,tenho a certeza que ia adorar essa maravilhosa geleia.
    Boa semana
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Lourdes, ainda não tinha visto geleia de romã, como é bom ter um pezinho desses em casa. Romã é maravilhosa para tudo. Aqui em casa geralmente lembramos dela quando alguém está com dor de garganta. Gargarejo com a infusão da casca ajuda bastante. Que cor linda que ficou!
    Beijos mil.Fabiola

    ResponderExcluir
  3. Minha querida Lourdes, o maior encantamento da cozinha é exatamente esse, ter o nosso toque pessoal e você colocou o seu brilhantemente, parabéns!
    Eu amo essa geleia, pena que não é uma fruta tão fácil por aqui.Mas sempre que tenho,faço.
    Menina estou com um mini pé de romã que deu umazinha, está linda!
    Adorei sua versão!!!
    Bju gde. RE

    ResponderExcluir
  4. Adorei essa receita, Lourdes, pois tenho um pé de romã em casa, e quando é época, ela fica carregadinha. Òtima maneira de aproveitá-la.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  5. Lourdes, foram muito bem usadas as romãs hein...a geleia ficou linda...
    beijocas

    ResponderExcluir
  6. Que maravilha de geléia Lourdes, super diferente, tem uma cor linda e pelo aspecto, ficou muito gostosa também, adorei !!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro romã mas nunca experimentei Geleia de Romã, mas parece estar DELICIOSA... Huuuuuuuuuuummmmmmmmmmmmmm!!!
    Um Bom Fim de Semana :0)
    Beijos Márcia (Brasil - Rio de Janeiro)
     
    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu fiz essa receita, ficou uma deliiiciiia!!Muito bom mesmo!Pena que não rendeu muito...

    ResponderExcluir
  9. Me parece que ficou meia que mole ,não tem consistência de gelei..
    e assim mesma esta receia.eu coloquei um saquinho fino com sementes de laranja para fazer o papel da pectina. ficou maravilhosa! Vc teve uma boa ideia com a romã 51 .kkk obg.

    ResponderExcluir
  10. Adorei a ideia! Acabei por juntar ágar-ágar para ser mais rápido...
    Ficou deliciosa!
    Obrigada!
    isa

    http://manasecompanhia.blogspot.pt/2016/12/geleia-de-roma-isa.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava procurando uma receita de romã sem levar o tradicional saquê, e achei a diaaaa, vou fazer e depois falo como ficou, beijinhos

      Excluir
  11. Boas fiz esta receita e fikei desiludida pois teve kuase 2 horas ao lume e nao havia meio de engrossar tirei e depois de fria continuava likida levei ao lume mais meia hora e nada ,a fim de fazer peskisei outras receitas de geleia e todas elas teem os mesmos ingredientes mas ha uma diferença na cuantidade da agua ,enkuanto esta receita leva 4 xicaras de agua todas as outras ke vi só leva 1 de agua e 1 de saquê ou 2 de agua e nao 4 como esta receita por isso a meu ver ficou likida por ter de levar tanta agua irei fazer outra com menos agua para ver a diferença,obrigada e boa tarde

    ResponderExcluir
  12. Fiz e mudei um pouquinho. No lugar da hortelã coloquei umas gotas e raspas de limão.ficou deliciosai

    ResponderExcluir
  13. BOM DIA!!! SABE ME DIZER QUANTOS ML DE GELÉIA RENDE ESSA RECEITA?

    OBRIGADA

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.