segunda-feira, 22 de julho de 2013

Geleia de jabuticaba

Sempre tenho geleia de jabuticaba armazenada na minha despensa e esta semana colhi umas jabuticabas para a minha neta que esteve por aqui em férias. Sobrou e eu quis aproveitar para fazer mais um pouco de geleia e me dei conta que eu não tenho a receita dessa geleia no blog. É tão simples de fazer, então quero mostrar como é fácil ter uma geleia de jabuticaba assim no pá pum! E você pode usar a quantidade que quiser é só ter uma regrinha básica. Para uma medida de polpa, meia medida de açúcar, o preparo é super prático. A jabuticaba é uma fruta que é rica em pectina, então a gelificação é perfeita e nem precisa colocar suco de limão porque ela tem uma acidez na medida certa. Então vamos preparar uma deliciosa geleia de jabuticaba?




Não vou colocar quantidade, você vai usar as jabuticabas que tiver.

Modo de preparar:
Lave muito bem as jabuticabas. Coloque-as em uma panela e cubra com água. Leve ao fogo e deixe ferver até que cozinhe (você vai perceber porque elas perdem a cor e se abrem). Retire do fogo deixe amornar e passe-as por uma peneira apertando levemente (não esprema demais para não ficar opaco) para soltar todo o suco. Coloque em um recipiente medidor o suco extraído  e  metade dessa medida  de açúcar, coloque em uma panela e leve ao fogo para cozinhar, mexendo de vez em quando. Quando ela ficar com uma calda encorpada faça o teste para saber o ponto.

Ponto de geleia: resfrie um pires no freezer por uns minutinhos, retire e coloque nele um pouco da calda, deixe esfriar e passe o dedo se ficar o risco já está no ponto. 

Coloque ainda quente no frasco esterilizado, rosqueie a tampa e coloque emborcado sobre um pano para sair todo o ar. Se for armazenar, terá que passar pelo processo de pasteurização.
Para esterilizar potes e pasteurizar veja Aqui



Bom apetite!


9 comentários:

  1. Esta geleia ficou com uma cor e uma textura maravilhosas, deve ser uma delícia, boa semana amore bjs !!!

    ResponderExcluir
  2. me parece deliciosa, com queijo fica melhor ainda... fiquei imaginando ela agora em cima de um camembert quentinho, hummm, delicia
    Beijocas, boa semana!

    Tem 2 sorteios rolando no blog, já se inscreveu?
    www.anaclaudianacozinha.com

    ResponderExcluir
  3. Só digo uma coisa: Show de bola!!!! Ahhh...DUAS COISAS: o que significa emborcado? Um beijão, amada!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lourdoca!

    Sabe que não sei que gosto tem jabuticaba!!! Que absurdo, né não???
    Bem, mas será que dá pra fazer uma geleia, por exemplo de morango (que é mais fácil para eu achar) e substituir o açúcar pelo adoçante culinário???
    Tenho, atualmente, que evitar o açúcar!
    Continuo apaixonada pelas suas fotos!
    Bjsssssssssssssss, quérida, Deus a abençoa!

    ResponderExcluir
  5. Muito fácil e ficou ótima,,, todos adoraram. Recomendo.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Peguei a receita para vizinha, mas parece deliciosa. Vou fazer também.Obrigado!

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.