segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Geleia de maçã



Já faz uns dez anos que não compro geleia industrializada. Todas que consumimos aqui em casa é preparada por mim. E hoje eu mostro como preparo uma geleia de maçã que ao saborear você irá sentir o gosto da fruta e o que é melhor sem adição de nenhum conservante a não ser o açúcar mesmo que além de dar doçura ajuda na preservação das compotas e geleias.

Ingredientes

4 maçãs
açúcar
Suco de um limão

Como preparar

Lave e pique as maçãs juntamente com as cascas retirando somente suas sementes. Coloque as maçãs em uma panela e junte água o suficiente para cobrí-las. Cozinhe as maçãs até que fiquem macias e a água fique reduzida. Bata tudo no liquidificador e meça em um copo medidor o resultado dessa polpa. A quantidade de açúcar a ser colocado para fazer a geleia vai depender desse resultado. Para cada medida de polpa coloque 3/4 de açúcar.

Ex: 300 ml de polpa + 200 g de açúcar.

Leve ao fogo em uma panela e mexa até o açúcar misturar bem com a polpa junte o suco do limão e deixe cozinhar em fogo baixo mexendo de vez em quando. Vá retirando com uma escumadeira a espuma que forma na superficie. Cozinhe até dar ponto de geleia.

Ponto de geleia: resfrie um pires no freezer por uns minutinhos, retire e coloque nele um pouco da geleia, deixe esfriar e passe o dedo se ficar um risco já está no ponto.

Coloque ainda quente no frasco esterilizado, tampe e deixe esfriar e leve à geladeira. Se for armazenar, terá que passar pelo processo de  pasteurização.

Para esterilizar potes e pasteurizar veja Aqui

Bom apetite!

6 comentários:

  1. Que delícia, eu também só tenho usado geleias caseiras. Já fiz as mais diversas combinações, mas acho a de maçã uma das melhores.
    Ficou linda a cor.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moça eu queria saber a quantidade do suco de limão

      Excluir
  2. Geleia caseira não tem preço, eu tbm gosto de fazer.
    Hoje mesmo eu fiz de ameixa, adoro!
    A sua ficou linda, adorei a foto!

    Bjs, ótima semana! ♥

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, estou no trabalho e vendo sua segunda receita de gelia,farei hoje e te digo depois.Bjs e um bom dia e muita iluminação na sua mente para partilhar maravilhas para nos.Conceição Mota.\itaquera São Paulo.

    ResponderExcluir
  4. Ficou uma delícia, eu como gosto muito coloquei canela em pau e cravo na hora de dar o ponto.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a receita ,vou fazer obrigada!

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.