segunda-feira, 28 de maio de 2012

Cuscuz paulista

O cuscuz é um prato também paulista. Veio lá da África, mas por onde passou foi mudando de cara e de gosto. Lá no nordeste ele é doce, e por aqui nestas paragens ficou salgado. E quem não aprecia um cuscuz bem à moda paulista? Teve um tempo aqui em nossa família que esse cuscuz não podia faltar  nas nossas festinhas, ele era enformado em assadeiras para que pudesse ser cortado em pequenos quadradinhos e ser servido em bandejas. Minha sogra o preparava muito bem, e foi com ela que aprendi a fazer.


Ingredientes:
( 8 porções)

1/2 k de farinha de milho
1 colher de farinha de mandioca
1 xícara de água com sal
1/2 xícara de manteiga em temperatura ambiente
3 latas de sardinhas em óleo
1/2 xícara de óleo
1 cebola picadinha
1/2 xícara de salsinha picadinha
1 xícara de purê de tomate
2 pimentas malaguetas picadinhas bem miúdo
1 lata de ervilhas
1 xícara de azeitonas picadas 
ovos cozidos, tomates para decorar

Modo de preparar:

Misture a farinha de milho com a farinha de mandioca. Junte a água com o sal aos poucos e misture até ficar uma consistência de farofa grossa. Coloque a manteiga e misture. Reserve.
Abra as latas de sardinhas e deixe duas sardinhas de lado para enfeitar o  cuscuz.
Coloque o óleo em uma panela, junte a cebola, o coentro e frite um pouco. Coloque as sardinhas, o purê de tomate, as pimentas malaguetas. Deixe tudo ficar cozido, coloque as ervilhas com água e tudo (reservando um pouco se quiser decorar o prato), junte as azeitonas picadas. Coloque  a misture de farinha, adicione água o suficiente para formar uma farofa úmida e cozinhe mexendo sempre, até soltar do fundo da panela.
Coloque essa massa numa forma decorada com azeitonas pretas, ervilhas, os ovos cozidos, o tomate e as sardinhas reservadas. Aperte bem a massa para depois de frio ser desenformado

Dica: Para decorar a forma, faça por etapas.
Coloque os ingredientes  com o qual você vai decorar no fundo da forma, coloque um pouco de massa. Depois vai montando as laterais, coloque mais um pouco de massa e assim por diante até acabar.

12 comentários:

  1. Oi Lourdes. Que lindo ficou este cuzcuz! Deve estar delicioso. Nunca fiz, já vou anotar sua receita. Boa semana.

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Era tudo o q eu queria para o meu almoço...Amoooo cuscuz!!!A decoração ficou impecável...beijão

    ResponderExcluir
  3. Lourdes, gosto muito deste prato, minha tia fazia com perfeição. De vez em quando repito a receita e é sucesso garantido. O seu ficou lindo, muito bem decorado e com ingredientes deliciosos.
    Uma ótima semana.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Lourdes, não era, até agora, o meu prato favorito, mas o seu me deu água na boca fiquei com uma vontade imensa de experimentar. Estou levando a receita depois te conto.
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu, seu cuscuz ficou lindo.Adoro cuscuz paulista e a forma como sua sogra fazia me fez lembrar da minha saudosa mãe, nos aniversários não podia faltar esse cuscuz, e minha mãe fazia como sua sogra, enformado e servido em bandeja, acabava rapidinho. Adorei a receita e a recordação. Bjocas

    ResponderExcluir
  6. Oi, querida!
    Será que acerto fazer um desses sem supervisão???? rssssssssssssss
    Estou pensando seriamente em tentar: achei tão apetitoso!
    Bjsssssssss, quérida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que acerta, é só seguir direitinho o passo a passo.
      Para facilitar providencie todos os ingredientes e coloque na bancada de trabalho na ordem de entrada, e curta sem medo de ser feliz, e depois me conta.

      Bjs

      Excluir
  7. Sou acostumada com o cuscuz molhado no leite e coco. Realmente, minhas manhãs de cuscuz e tapioquinha de manteiga com queijo eram mais completas. Ai quando minha cunhada goiana apareceu, ela trouxe um tal de cuscuz com queijo e a coisa ficou salgada.. agora com sardinha então... rsrsrs =) Uma vontade de provar..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa, eu fiz com sardinha, mas também pode ser feito com camarão ou frango.
      Bjs

      Excluir
  8. Lourdes, eu sempre tive vontade de fazer esse prato (aqui, fazemos cuscuz como o da moça aí acima: molhado no leite de coco e servido com café...
    Mas, sempre tive uma dúvida imensa, e agora aqui com vc, vou aproveitar pra esclarecer! rs
    Essa farinha de milho que vc fala, é daquelas que vendem em pacote no supermercado, tipo 'Vitamilho' ?
    Juro que agora vou tentar fazer e depois conto se deu certo.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  9. Luiza eu não conheço o Vitamilho,que deve ser nome fantasia, mas a que eu uso é uma farinha de milho granulada. Tem da amarela foi a que usei e tem da branca também e são vendidas em pacotes de 500 gramas em supermercados.

    Faça e depois me conta.

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi, Lourdes... eu vou experimentar fazer com o Vitamilho ( que acho que é a mesma farinha que vc falou). Depois conto como ficou.
    Beijo e obrigada!

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.