terça-feira, 8 de maio de 2012

Pizza com quatro queijos

Hoje eu trago a pizza com quatro queijos, o prato preferido da tia Josefa. Como eu disse no post anterior, nesta semana estarei trazendo a cada dia os pratos preferidos das mamães de minha família. Uma homenagem singela mas carregada de muito carinho, uma forma de dizer o quanto elas são importantes na minha vida.





Ingredientes;
(rende dois discos de pizza)

250 gramas de farinha de trigo
1/2 copo de água morna
15 gramas de fermento  fresco (fermento para pão)
1/4 de xícara (chá) de óleo de soja
1e 1/2 colheres (chá) de sal
1 colherinha rasa (café) de açúcar
500 gramas de muçarela ralada
500 gramas de queijo provolone ralado
400 gramas de requeijão cremoso
150 gramas de queijo parmesão ralado na hora
Molho de tomate o quanto baste
Orégano para polvilhar
Azeite para regar

Modo de preparar:

Dissolva o fermento na água morna, junte o óleo, o sal e o açúcar. Vá adicionando a farinha e trabalhando a massa com as mãos até obter uma massa homogênea e que desgrude das mãos. Caso necessite de mais farinha, coloque mais. Trabalhe esta massa por uns 15 minutos ou até ficar lisa´e soltando bolhas de ar.
Deixe descansar por uns 40 minutos, coberta com um pano. Divida a massa em duas partes formando duas bolas. Estique as pizzas, coloque em formas untadas, coloque os recheios, polvilhe orégano e regue com azeite e asse em forno alto de 15 a 20 minutos, dependendo do forno, ou então até que a massa fique assada.





Homenageada de hoje - Josefa Lima Strada

Tia querida, as vezes mãe, mas em todo tempo amiga. Mãe do Odair, do Wilson e do Nilton Cesar. Tem sempre nos lábios um sorriso, mesmo quando o coração está triste.Está sempre pronta para ouvir e aconselhar. Vê a vida com muito  otimismo, não se deixa abater nunca. Para uns durona, mas para mim firmeza de caráter.

8 comentários:

  1. Que bacana Lourdes!!É tão bom ter uma tia por perto!E que pizza maravilhosa...é de encher os olhos...Delícia!beijão

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Lordes,

    Bela homenagem com bastante queijo e carinho!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. A pizza sem comentários, esse queijinho puxando ficou de matar. :) Linda sua tia e linda homenagem.

    Eli

    ResponderExcluir
  4. Lourdes que delícia de homenagem.
    A pizza deu água na boca
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Linda homenagem que fez para sua tia, lindas palavras!!!

    quanto á pizza mama mia che delizia ... né nei migliori ristoranti italiani hanno questa raffinatezza...

    Baci

    ResponderExcluir
  6. Boa receita, gosto de pizzas assim com muito queijo. Mas quando eu for fazer, não vou deixar faltar gorgonzola, que é meu queijo preferido.

    Acho que minhas pizzas não estavam ficando cremosas porque não coloquei requeijão/catupiry, muito boa ideia!

    ResponderExcluir

  7. Vi pela primeira vez o seu blog.Por que estava procurando receitas com provolone,me deu água na boca a pizza 4 queijos, gostaria de saber(porque não entendi) o que é esta "1 1/2 colher de sala", é uma espécie de queijo?




    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, foi um erro ao escrever sal, mas já corrigi. Fico agradecida por me fazer ver o erro de digitação.


      Abraço

      Excluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.