quarta-feira, 9 de maio de 2012

Bacalhau à Gomes de Sá

Homenagem à terceira mamãe. Hoje é o dia da minha garota, que tem uma culinária  muito parecida com a minha, assim como eu, que trago de minha mãe influências no cozinhar, ela também carrega influências minhas, e não poderia deixar de ser pois cada família tem suas características. Minha filha adora bacalhoada e eu escolhi o Bacalhau á Gomes de Sá.





Ingredientes:
(Para 6 pessoas)
1 K de bacalhau
1 K de batatas cozidas na pele do bacalhau
3 cebolas em rodelas
2 alho socado
2 folhas de louro
4 ovos cozidos e cortado em rodelas
200 ml de zeite
azeitonas pretas a gosto
Salsa picadinha a gosto
Sal e pimenta do reino branca a gosto
Leite fervente

Modo de preparar:

Coloque o bacalhau em água e deixe de molho por dois dias, trocando a água algumas vezes. Escorra a água e coloque o  em uma panela com água e leve ao fogo. Quando levantar fervura desligue o fogo, tampe a panela e abafe  com um pano e deixe assim descansando por 30 minuros. Escorra a água e retire-lhes a pele e as espinhas e lasque-os. Ferva o leite com as folhas de louro e reserve:Coloque o bacalhau já em lascas em um recipiente e cubra-o com o leite fervente  com o louro e deixe nesse leite por mais ou menos 2 horas.Escorra e reserve.
Em uma panela faça um leve refogado com o azeite e as cebolas e o alho. Junte as batatas que foram cozidas com a pele do bacalhau. Junte o bacalhau escorrido a esse refogado, mexendo somente para incorporar os ingredientes, coloque o sal e a pimenta do reino. Coloque em um refratário, junte  as azeitonas e leve ao forno por uns 10 minutinhos. Na hora de servir polvilhe a salsinha e decore com os ovos.


Homenageada - Cláudia Regina
Filha querida, mãe do Victor e da Gíulia - mulher corajosa, alegre, de muito caráter. Honestidade é o seu nome.





I


19 comentários:

  1. Esse bacalhau ficou com um aspecto maravilhoso!
    Realmente cada família tem suas características e acho que deve ser o máximo ter uma mãe que tenha um blog de cozinha!
    Tua filha é linda, parabéns!
    Um abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  2. Um prato muito bem escolhido, bacalhau cá em casa nunca se nega ;) Parabéns, a menina Cláudia regina é muito bonita ;)
    Beijinho

    ResponderExcluir
  3. QUERIDA LURDES,
    A SUA FILHA É MUITO LINDA, PARABÉNS!
    ESTA RECEITA É SIMPLESMENTE DELICIOSA, ÓTIMA
    ESCOLHA!
    BJS ♥

    ResponderExcluir
  4. Que delícia de bacalhau adorei beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico grata pela visita Luci. Volte sempre, será um prazer tua presença aqui em minha cozinha.

      Beijo.

      Excluir
  5. Lourdes querida que homenagem e palavras lindas vc dedicou a sua filhota, tao lindas como ela...

    Seu bacalhau á gomes de sa ficou fantastico,eu andoro bacalhau de todas as formas e feitios!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Grata Margarida, você que é muito gentil.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Essa é a maneira como o meu marido mais gosta de bacalhau :) E ficou mesmo super guloso o seu !!!
    beijo

    ResponderExcluir
  8. Essa minha cunhada é muito gata!!!! Lutadora e guerreira....amo muito... os post estão divinos(apesar de não saborear o bacalhau, mas a cara ta bonita rs) bjs sogra

    ResponderExcluir
  9. Tudo muito lindo Lourdes...filha e prato!Sua cozinha é deliciosa, mas esta semana vc está de arrasar, eu diria um escândalo só!Beijos...beijos...

    ResponderExcluir
  10. Lourdes querida se tem um prato a base de bacalhau é esse. bacalhau à Goes de Sá é o meu preferido, ficou lindo e deu água na boca. Sua filha é linda amiga, tem um lindo sorriso. Parabéns pelo prato e pela filhota. Bjos

    ResponderExcluir
  11. queroda amiga eu ador bacalhau e essa receita é tudo de bom adoro ele assim mesmo do jeitinho que vc fez amiga ..parabens pela magnifica receita e parabens pela filha linda que deus te deu bjãoooo

    ResponderExcluir
  12. que maravilha de bacalhau..ficou perfeito mesmo..bjo

    ResponderExcluir
  13. Todas as tuas receitas ficam fora da série. Esta não é a excepção. For-mi-dá-vel. Um abraço para tua linda filha.

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.