sexta-feira, 25 de maio de 2012

Fritada de almeirão

Vocês conhecem esta flor? Linda né? Eu coloquei essa pergunta no Facebook e ninguém soube dizer.Pois é, é a flor do almeirão (cichorium intybus ). Poucos conhecem as inflorescências de boa parte das verduras e frutas, pois suas belezas se escondem atrás de sua função maior que é o alimento. O almeirão é uma verdura da mesma família  da chicória e da alface, ela fornece a vitamina A,C e do complexo B, é fonte de fósforo e ferro.
Quem não gosta de uma saladinha com almeirão do primeiro corte? Mas o almeirão não é só empregado  nas saladas, com ele também podemos preparar outros pratos como a sugestão que trago hoje. 




Fritada de almeirão


Ingredientes:
(2 pessoas)
Meio maço de almeirão
suco de meio limão
sal
1 dente de alho
Meia cebola picadinha
3 colheres de óleo
pimenta do reino a gosto
4 ovos
100 gramas de muçarela ralada no ralo grosso

Modo de preparar:


Lave e pique o almeirão bem fino. Cozinhe  com sal e o suco do limão e água fervente em quantidade suficiente para cobri-lo. Escorra bem, apertando para sair toda a água. Reserve. Em uma frigideira aqueça o óleo e frite  o alho e a cebola, junte o almeirão e deixe refogar um pouco. Bata bem os ovos, adicione a pimenta e um pouco de sal e despeje tudo sobre o almeirão. Mexa um pouco para o ovo penetrar, quando a parte de baixo estiver frita vire a fritada e coloque por cima a muçarela, tampe a frigideira por uns segundinhos até fritar do outro lado. Destampe e dobre a fritada em meia lua. Sirva quente.


Obs: Você pode fazer em porções individuais, dividindo os ingredientes. Fica mais bonito no prato, servir as meias luas de fritada.


Bom apetite!

9 comentários:

  1. Sempre uso almeirão em saladas ou na sopa. Não conhecia a flor, achei linda, não iria descobrir que era de almeirão.
    Gostei da receita, deve ficar deliciosa com o sabor amarguinho do almeirão.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Hummmm, faz tempo que não como almeirão!
    Depois que vi a sua receita aqui de arroz com quiabo, não faço mais quiabo de outro jeito!!! Amei...bjus

    ResponderExcluir
  3. Lourdes eu não sabia que o almeirão dava flor, ela é linda!!!
    Eu nunca vi.

    E a sua fritada ficou demais, me deu água na boca, eu adoro fritadas, mas as minhas nunca saem boas.
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Oi Lourdes, que linda esta flor, eu não conhecia. E essa sua fritada? Hummmm que maravilhosa. Bom final de semana.

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Esse é o exemplo da típica cozinha que aproveita o que seu canteiro pode oferecer.. Não conhecia a planta, nem em saladas. Acho que não é só você que aprende coisas por lá, eu aprendo muito aqui. Sua cozinha é de uma sensibilidade maravilhosa. Dá gosto de ver. =) Linda receita.

    ResponderExcluir
  6. Adoro almeirão Lu, e não sabia que ele tinha uma flor tão bela, e nem que ele dava flor. Essa fritada ficou com um aspecto delicioso e linda. Gostei muito amiga. Bjos ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  7. Ai que delícia Lourdes!E essa flor que coisa mais linda, nunca tinha visto. A natureza nos surpreende a cada instante e sua cozinha também...beijão amiga querida

    ResponderExcluir
  8. Oi, Lourdes, td bem?
    Menina, meu blogrol não mostra suas postagens! Daí que, tenho aberto o blog mais rapidinho, sem aquele tempo fuça-fuça e me guio pelo que o dito cujo mostra. Agora me toquei que tem blog que não aparece, veja vc!
    Olha, jamais suspeitaria que o almeirão desse flor tão bela! Tb só comi o almeirão uma única vez. Nem lembro o gosto, para ser exata, mas essa sua omelete e a descrição da receita estão tentadores!
    Bjsssssssssssssss, quérida!

    ResponderExcluir
  9. Ah, pena que não vi o desafio no face!! Essa flor já publiquei no blog.
    Não tenho o costume de comer almeirão. Fiquei com reminiscências de sabores amargos que não desejo provar mais (rsrs) desde a infância. Se me fosse oferecido, provaria novamente. Quem sabe desfaço essas lembranças?
    Beijos e boa semana, Lourdes!

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.