quarta-feira, 4 de junho de 2014

Arroz doce diferente


É mês de festa junina, o inverno chegou e chegou bem gelado. É tempo de celebrar Santo Antonio, São Pedro e São João. Hasteia o mastro, acende a fogueira e prepara a mesa que os doces estão saindo. E para começar eu trago um arroz doce  que é muito "bão", que de tão "bão" os santos irão descer do mastro para pegar sua tigelinha.

Ingredientes

1 xícara (chá) de arroz
Uma pitada de sal
1 xícara (chá) de água
Um pedaço de casca de laranja
300 ml de leite
1 lata de leite condensado
1/2 xícara (chá) de uva passa clara
1 colher (sopa) de manteiga
2 gemas
1/4 de xícara (chá) de açúcar
1 colherinha (cafe) de essência de baunilha
1 caixinha de creme de leite

Preparo

Cozinhe o arroz com a água, a pitada de sal e a casca da laranja. Antes de secar totalmente coloque o leite, a essência de baunilha e a uva passa e deixe cozinhar por mais um pouco. Junte a manteiga e o leite condensado e mexa até ficar cremoso. Bata as gemas com o açúcar em separado até que dissolva bem o açúcar e forme uma gemada. Coloque no arroz e mexa e deixe mais uns minutinhos no fogo, sempre mexendo. Desligue o fogo coloque o creme de leite mexa bem e derrame o arroz doce em uma tigela e se gostar polvilhe canela em pó (eu não coloquei)



Viva Santo Antonio, o santo casamenteiro!

8 comentários:

  1. Bom demais com uva passa, nunca provei, mas deve ficar divino. Está tão cremosinho.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Hummm, eu adoro arroz doce, só tiraria as passas.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Lú,
    com esses ingredientes só pode ter ficado uma maravilha e pede bis!
    Adorei!

    Bjs, sucessos sempre ♥

    ResponderExcluir
  4. Meu DEUSSSSSSS!
    Que delícia!
    Hummmm, a boca encheu d'água kkkk
    Bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  5. este arroz esta divino querida ..mega cremoso como eu mesmo adoro bjus doces

    ResponderExcluir
  6. Hummmm! Uma real delícia.... esse creme que vemos completa a delícia.... Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Maria de Lourdes Ruiz,
    Já não sei como encontrei seu blogue mas foi com toda a certeza através de um outro que fazia referencia à sua receita de arroz com quiabo e ovo achei tão fácil que vim cá ao original ver se tinha mais alguma coisa, por cá em Portugal só mesmo nós que viemos/somos de Angola é que cozinhamos quiabo. Então andei por aqui a passear já assinei para receber sua maravilhas cá em casa e agora vamos ao que me trouxe aqui este delicioso arroz doce, em minha casa era o doce preferido de meu saudoso pai, não podia haver festa ou comemoração sem o dito do arroz doce que minha mãe também fazia divinamente, mas não tinha todos estes itens eu adoro só que há uns anos para cá fiquei alérgica à lactose por isso leite nem vê-lo será que posso substituir por leite de côco ? Obrigada pela ajuda e continue a deliciar-nos com seus quitutes
    Júlia (aqui em Lisboa)
    Júlia Albuquerque Vieira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Júlia, fico muito feliz que gostou do blog e será sempre um grande prazer ter você por aqui. Quanto à substituição do leite por leite de coco eu nunca experimentei mas penso que ficaria muito gostoso mesmo porque eu adoro leite de coco e tudo que vem do coco. Agora ao empregar o leite de coco sem o leite condensado você terá que adicionar açúcar e a medida você terá que ir adoçando até ficar a gosto. Outra coisa também que você pode acrescentar ao arroz doce substituindo o creme de leite é uma gema de ovo bem batida com açúcar (para ficar cremoso), mas tomando o cuidado para incorporá-lo ao arroz em cozimento porque ele pode talhar e isso não é bom. E para isso não acontecer, assim que bater a gema com um pouco de açúcar vá incorporando colheradas do doce ás gemas aos poucos até que tudo fique na mesma temperatura. Fazendo isso você evita que as gemas cozinhe ao contato do quente. Não sei se me fiz entender mas qualquer coisa pode perguntar que responderei com muito prazer. Querendo um contato particular me envie um email para coisascadecasa@hotmail.com.br.
      Bjs

      Excluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.