segunda-feira, 18 de abril de 2011

Frango com pequi

A primeira vez a gente nunca esquece. Lembro-me da primeira vez que comi esse prato típico de Goiás, o frango com pequi.  Fiquei com tanto medo de machucar a boca que  nem apreciei o sabor. Mas hoje está mais fácil, pois encontramos o pequi em conserva já fatiado.  Agora... goiano que é goiano mesmo faz essa receita com o pequi  inteiro, come sem se machucar e tira isso de letra e nos recomenda: "pequi não se come, se rói".



O que é preciso:


1 quilo de frango
suco de meio limão
2 dentes de alho socado
1/2 cebola picadinha
1 /2 pimenta malagueta picadinha (eu usei a pimenta calabresa)
1 pitada de açafrão da terra (curcuma)
óleo para refogar
1 vidro de 300 gramas de pequi fatiado em conserva
sal a gosto
1/2 xícara de cebolinha verde picadinha






Como fiz:


Tempere o frango com sal, limão e deixe tomar gosto por pelo menos 3 horas.


Em uma panela coloque o óleo e deixe esquentar. Junte o frango e deixe fritar mexendo sempre para não pegar no fundo da panela. Quando o frango estiver dourado coloque a cebola, a pimenta, o açafrão, mexa e acrescente um pouco de água, o suficiente para refogar um pouco até que o frango fique macio. Junte o pequi escorrido Prove o sal e deixe mais um pouco refogando até que os sabores fiquem incorporados.


Para finalizar junte as cebolinhas picadas. Tire a panela do fogo e sirva com arroz branco.


Pequi em conserva

Um comentário:

  1. Que delícia Lourdes! A primeira e única vez que comi frango com pequi foi na faculdade! Adorei! Desde então estou para fazer aqui em casa, mas...
    bjs

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.