quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Couve - flor recheada com filé de anchovas e muçarela

Gratinado de couve-flor é um prato que já teve sua época de glamour, mas que ainda hoje faz presença bonita em qualquer almoço ou jantar. Pode ser feito simplesmente com molho branco e queijo ou dando uma incrementada com outros ingredientes. Couve-flor gratinada e recheada com muçarela e anchova é a proposta de hoje.


Couve-flor recheada com muçarela e anchova




O que é preciso:
1 couve-flor
filé de anchova o quanto baste
muçarela fatiada
queijo ralado
Molho bechamel (500 ml)


Como fiz:
Deixe a couve-flor sem destacar os buquezinhos de molho em água clorificada por meia hora, depois leve-o para a panela para cozinhar por 3 minutos em água temperada com caldo de galinha e temperos a gosto.
Faça com a muçarela e a anchova rolinhos, (uma fatia de muçarela, um filé de anchova e outra fatia de muçarela) corte cada rolinho em quatro. Vá introduzindo nos vãos dos buquezinhos da couve-flor com bastante generosidade.
Coloque em um refratário (de preferencia redondo e alto), jogue por cima o o molho bechamel, polvilhe queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar.


Molho bechamel básico (molho branco)
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres de farinha de trigo
cebola picadinha
sal
cheiro verde picadinho
500 ml de leite
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado


Leve ao fogo uma panela e derreta a manteiga e junte a cebola e quando a cebola ficar transparente coloque a farinha de trigo e deixe que ela se integre bem e junte o leite  já temperado com sal. Deixe cozinhar até formar um creme e por fim acrescente cheiro verde ( opcional) e o queijo, misture bem e retire do fogo.

2 comentários:

  1. Esse gratinado me dá fome!! Já viu a revista??
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Não consegui comprar a revista, procurei em 2 cidades vizinhas e já estava esgotada. Estou muito curiosa para ler a nota, vou tentar comprar através da editora.

    Bjs

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.