segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Abobrinha caipira recheada

A abobrinha caipira é muito comum por aqui, e nunca falta um pé produzindo aqui na minha horta. Ela é uma hortaliça que pode ser aproveitada em refogados, saladas, suflês, fritas à milanesa, recheadas e também como ingredientes em bolos, tortas...enfim uma infinidade de possibilidades de uso, como aqui , aqui e aqui. Na receita de hoje eu preparei com atum, mas  pode ser feito com reaproveitamento de alimentos, como por exemplo aquele franguinho assado que sobrou, ou então com carne moída. O recheio fica à gosto ou ao que temos em mãos.


Abobrinha caipira recheada






O que é preciso:


2 abobrinhas caipira
4 talos (parte branca) de cebolinha verde
2 colheres de azeite de oliva
1 lata de atum (eu usei o ralado)
1 colher (café) de curry
2 colheres (sopa) de pimentão vermelho picadinho
1 colher (sopa) de salsinha picadinha. 
1 tablete de caldo de legumes
sal a gosto
queijo parmesão ralado


Como fiz:


Corte as abobrinhas (a parte mais grossa) em pedaços de mais ou menos  seis centímetros. Com uma colher retire a polpa fazendo uma cavidade. Reserve a polpa. Leve os pedaços de abobrinha para cozinhar em água temperada com o tablete de caldo de legumes.Reserve.


Recheio
Coloque a lata de atum em uma peneira para escorrer o líquido. Reserve.
Em uma panela faça um refogado com o azeite, talo de cebolinha, o pimentão e a polpa de abobrinha reservada, coloque o curry, mexa e deixe cozinhar até que a abobrinha fique macia. Junte o atum, prove o sal e coloque a salsinha.


Montar
Recheie as abobrinhas que foram cozidas, unte um refratário com azeite e coloque as abobrinhas e polvilhe o queijo ralado, regue com um fio de azeite e leve para gratinar.


Dica - Você pode substituir o atum por carne moída, frango desfiado.







15 comentários:

  1. Adorei o blog!! Muito bacana mesmo! Mas a barra de seguidores não está funcionando :( Deve ser problema com o blogger... Vou tentar de novo mais tarde.
    Mel

    ResponderExcluir
  2. Mel, ter um blog no Blogger e viver perigosamente, vou dar um tempo para ver se volta ao normal.

    Grata pela visita.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Lourdes ficou linda sua sugestão, adoro abóbrinhas e atum, e essa pareceria ficou excelente. Gostei muito da sua refeição, leve e deliciosa...bjos ótima semana querida

    ResponderExcluir
  4. OLÁ MINHA QUERIDA!
    TUDO FRESQUINHO DA SUA HORTA....QUE DELÍCIA!!!
    O SEU PRATO FICOU LINDO E A RECEITA MARAVILHOSA!

    TENHA UMA ÓTIMA SEMANA!
    BEIJOS.........

    ResponderExcluir
  5. LÚ QUERIDA,
    ACHO QUE ACONTECEU FOI AQUILO MESMO QUE VC FALOU,EU TERIA QUE USAR O SUCO DE ABACAXI INDUSTRIALIZADO MAS A RECEITA NÃO EXPLICAVA. O QUE IMPORTA QUE NO FINAL DEU TUDO CERTO,TIVE QUE IMPROVISAR.
    QUANDO VC FIZER ME CONTA COMO FICOU OK!!

    BOM FERIADO!
    BJS...

    ResponderExcluir
  6. Olá Lourdes,

    Passei para conhecer o seu cantinho e adorei,

    Seus pratos são perfeitos e bem explicadinhos assim eu gosto!!!

    Feliz Tarde!!!
    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir
  7. Com atum está bom pra mim, obrigada! Prato leve e muito saboroso.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Essa abobrinha está um deslumbre de deliciosa :)
    Eu aprendi a adorar abobrinha e hoje sou simplesmente fã :)
    Seu prato está muito bem apresentado e dá vontade de comer pela tela :s
    Um abraço,
    Queila

    ResponderExcluir
  9. Parecem deliciosos.. e olha que nem sou muito fã de abobrinha.

    ResponderExcluir
  10. Lourdes querida,
    Adoro abobrinha e essa sua sugestão está deliciosa.
    Obrigada pelo carinho no Simples Assim.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  11. Olá! Adorei teu Blog e tuas receitas! Tentei te seguir, mas o teu botão de seguidores está desativado aqui pra mim! Atualizei a página duas vezes e não adiantou! Vem me visitar! http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/
    Bjo!
    Elaine Averbuch Neves

    ResponderExcluir
  12. Não costumo comer abobrinha, e qnd como, soh na forma crua, dessa forma q vc fez deve ficar mto bommmmm....parabéns...ainda mais com legume sendo da sua horta, bem fresquinho...deliciaaaaa

    ResponderExcluir
  13. Ah! Lourdes, brigada por elogiar minha família...ela eh linda mesmo...hehehe naquela foto faltou o meu irmão de 15 anos, mas ele já apareceu em outros posts (ex: empório do pão)

    ResponderExcluir
  14. não tem o tempo do assado nem a temperatura do forno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As abobrinhas vão ao forno só pra gratinar, dependendo do forno uns 10 minutos mais ou menos ou até dourar o queijo ralado que foi polvilhado por cima.

      Abraço.

      Excluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.