terça-feira, 22 de novembro de 2011

Refogado de jiló ao curry

O jiló é amado ou odiado, com ele não há meio termo. Para os que gostam, mostro uma das maneiras  de prepará-lo. O jiló é considerado um legume, mas na verdade ele é um fruto que pertence a família das solanáceas como o tomate, a berinjela por exemplo.Como boa caipira que sou, gosto de apreciá-lo com um bom arroz com feijão feito na hora, que é uma dupla imbatível na preferência nacional.




Refogado de jiló ao curry




O que é preciso:


6 a 7 jilós
3 colheres (sopa)de azeite de oliva
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho picadinho
1 colherinha (café) de curry
3 colheres (sopa) de pimentão vermelho picadinho bem miudo
sal




Modo de preparo:


Lave, retire os cabinhos e corte os jilós ao meio e cozinhe-os no vapor, Reserve
Em uma frigideira coloque o azeite e refogue o alho e a cebola. Coloque o curry e o pimentão deixe refogar por mais um pouco. Junte nesse refogado os jiló, coloque o sal e deixe no fogo por mais um pouco até os  jilós pegar bem os temperos.


Se quiser colocar o jiló direto no refogado sem cozinhar no vapor, terá  que deixar mais tempo no fogo até que  fique macio.


Eu gosto de cozinhar no vapor porque ele não perde a cor verdinha.

11 comentários:

  1. Lourdes... bem que eu gostaria de experimentar... mas nem sei sequer o que é jilo... :( olha só minha ignorancia... mas pelo aspecto acho que iria gostar sim!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Posso não ser fã incondicional do amado ou odiado jiló, mas te parabenizo pela receita. Ela mistura elementos simples, mas que deixam o prato vigoroso, bonito de se ver. =)

    ResponderExcluir
  3. QUERIDA LÚ,
    SOU AMANTE DE JILÓ!
    SUA RECEITA FICOU BOA DEMAIS,ELES CONTINUARAM VERDINHOS,VOU FAZER ASSIM!!

    BEIJOS.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lú vc já conhece a flô de giló...qndo conhece-la irá se apaixonar pelo fruto.e uma delicia.beijuuuuuuuuuuuu,helena

      Excluir
  4. Olá Lourdes, agradeço sua simpática visita e venho retribuí-la.
    Estou a ver jiló pela primeira vez (acho eu), curioso parece um pimento...gostei do resultado, está muito apelativo.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  5. Lourdes minha querida, sou do time que AMA jiló, mesmo amarguinho, amamos em casa. Esse seu preparo está muito especial, vou levar pra minha panela, com sua licença, tá?
    Obrigada pelo seu comentário sobre o layout do meu blog. Tive o template antigo indisponível e fui obrigada a mudar e reconheço que gostei mais, está mais leve, mais limpo.
    Um beijãozão

    ResponderExcluir
  6. Lourdes junto-me a voce, adoro jiló, de qualquer jeito, e essa sua receita ficou ótima, eles estão com uma aparência apetitosa. Bjos

    ResponderExcluir
  7. Lourdes, nunca ouvi esse nome, jiló, mas parece os nossos pimentos verdes, será? O prato está apetitosíssimo!
    Beijinhos,
    Madalena
    P.S. Pomar com mangas? Hummmmmmmmmm!!!

    ResponderExcluir
  8. Lourdes, confesso que esse é um dos únicos alimentos que não gosto :s
    Mas confesso outra coisa, assim como você nos apresentou hoje, eu experimentaria com prazer :)
    Ficou com um aspecto muito bom :P
    A foto está um espetáculo :o
    Um beijo,
    Queila

    ResponderExcluir
  9. Olá Lourdes :) Não sei o que são Jilos, mas parece-me uma verdadeira delícia. Beijos. Lucia

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Lourdes,

    Estando de volta ao Barraco mais charmoso de Orlândia, vejo com alegria assim que abro "coisas cá de casa" seu bem humorado sorriso no preparo desses jilós que adoro.
    Ser caipira tem lá seus prazeres exclusivos revelados por exemplo agora, nesse prato de ingrediente e sabor tão inigualável. Abraços!

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.