O jiló é amado ou odiado, com ele não há meio termo. Para os que gostam, mostro uma das maneiras de prepará-lo. O jiló é considerado um legume, mas na verdade ele é um fruto que pertence a família das solanáceas como o tomate, a berinjela por exemplo.Como boa caipira que sou, gosto de apreciá-lo com um bom arroz com feijão feito na hora, que é uma dupla imbatível na preferência nacional.
Refogado de jiló ao curry
O que é preciso:
6 a 7 jilós
3 colheres (sopa)de azeite de oliva
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho picadinho
1 colherinha (café) de curry
3 colheres (sopa) de pimentão vermelho picadinho bem miudo
sal
Modo de preparo:
Lave, retire os cabinhos e corte os jilós ao meio e cozinhe-os no vapor, Reserve
Em uma frigideira coloque o azeite e refogue o alho e a cebola. Coloque o curry e o pimentão deixe refogar por mais um pouco. Junte nesse refogado os jiló, coloque o sal e deixe no fogo por mais um pouco até os jilós pegar bem os temperos.
Se quiser colocar o jiló direto no refogado sem cozinhar no vapor, terá que deixar mais tempo no fogo até que fique macio.
Eu gosto de cozinhar no vapor porque ele não perde a cor verdinha.
Lourdes... bem que eu gostaria de experimentar... mas nem sei sequer o que é jilo... :( olha só minha ignorancia... mas pelo aspecto acho que iria gostar sim!!!
ResponderExcluirBeijocas
Posso não ser fã incondicional do amado ou odiado jiló, mas te parabenizo pela receita. Ela mistura elementos simples, mas que deixam o prato vigoroso, bonito de se ver. =)
ResponderExcluirQUERIDA LÚ,
ResponderExcluirSOU AMANTE DE JILÓ!
SUA RECEITA FICOU BOA DEMAIS,ELES CONTINUARAM VERDINHOS,VOU FAZER ASSIM!!
BEIJOS.....
lú vc já conhece a flô de giló...qndo conhece-la irá se apaixonar pelo fruto.e uma delicia.beijuuuuuuuuuuuu,helena
ExcluirOlá Lourdes, agradeço sua simpática visita e venho retribuí-la.
ResponderExcluirEstou a ver jiló pela primeira vez (acho eu), curioso parece um pimento...gostei do resultado, está muito apelativo.
Um beijinho.
Lourdes minha querida, sou do time que AMA jiló, mesmo amarguinho, amamos em casa. Esse seu preparo está muito especial, vou levar pra minha panela, com sua licença, tá?
ResponderExcluirObrigada pelo seu comentário sobre o layout do meu blog. Tive o template antigo indisponível e fui obrigada a mudar e reconheço que gostei mais, está mais leve, mais limpo.
Um beijãozão
Lourdes junto-me a voce, adoro jiló, de qualquer jeito, e essa sua receita ficou ótima, eles estão com uma aparência apetitosa. Bjos
ResponderExcluirLourdes, nunca ouvi esse nome, jiló, mas parece os nossos pimentos verdes, será? O prato está apetitosíssimo!
ResponderExcluirBeijinhos,
Madalena
P.S. Pomar com mangas? Hummmmmmmmmm!!!
Lourdes, confesso que esse é um dos únicos alimentos que não gosto :s
ResponderExcluirMas confesso outra coisa, assim como você nos apresentou hoje, eu experimentaria com prazer :)
Ficou com um aspecto muito bom :P
A foto está um espetáculo :o
Um beijo,
Queila
Olá Lourdes :) Não sei o que são Jilos, mas parece-me uma verdadeira delícia. Beijos. Lucia
ResponderExcluirBom dia Lourdes,
ResponderExcluirEstando de volta ao Barraco mais charmoso de Orlândia, vejo com alegria assim que abro "coisas cá de casa" seu bem humorado sorriso no preparo desses jilós que adoro.
Ser caipira tem lá seus prazeres exclusivos revelados por exemplo agora, nesse prato de ingrediente e sabor tão inigualável. Abraços!