sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Crumble de frutas

O crumble é uma sobremesa que não tem uma aparência bonita, mas com toda certeza é a mais fácil de fazer.O sabor da fruta cozida, perfumada e quentinha e a crocancia da farofa, fica muito gostoso. Servidas com sorvete então...   Nessa receita de crumble misturei a manga, ameixa, maçã, uva passa e a laranja e os seus sabores se harmonizaram perfeitamente. Para finalizar eu servi com sorvete de tamarindo. Bingo! Simplesmente delícia!


Crumble de frutas






O que é preciso:


1 maçã cortadas em fatias finas
4 ameixas cortadas 
1 manga picadas em cubos
1/4 de xícara (chá) de uvas passas
Suco de uma laranja
3 colheres (sopa) de açúcar demerara
Farofa:
1 xícara (chá) de aveia em flocos
3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de açúcar demerara
3 colheres (sopa) de manteiga


Como fiz:


Em um refratário arrumei as frutas picadas, reguei com o suco da laranja e polvilhei o açúcar. Levei ao forno 220º  e deixei por cerca de 25 minutos.


Coloquei em uma vasilha todos os ingredientes da farofa e misturei até formar uma farofa. Reservei.
Quando as frutas ficaram assadas, retirei do forno e espalhei por cima a farofa. Levei ao forno para assar por mais 30 minutos. O ponto certo de retirar do forno é quando ficarem levemente douradas e crocante.


Sirva com o sorvete de sua preferência ( eu servi com sorvete de tamarindo)



13 comentários:

  1. gostoso isso hein.. Como sou tradicional, meu deus. Duas bolas e uma casquinha e pronto. Vou começar a sofisticar meu paladar. =)

    ResponderExcluir
  2. HUMMMMMM, ESTA RECEITA É BOA DEMAIS EU AMOOOOO!

    TENHA UM ÓTIMO FIM DE SEMANA MINHA QUERIDA!
    BEIJÃO......

    ResponderExcluir
  3. HUm... que gostei demais desta receita, nunca experimentei, mas pode ter certeza que não vai demorar.
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Lourdes, a aparência é muito linda sim! E adorei a história do sorvete de tamarindo, você que faz? nunca vi pra comprar...adoro o suco da fruta, deve ter combinado com o crumble. Brigadinha, pelos elogios na minha tortinha de limão. bjinhos

    ResponderExcluir
  5. Fico grata pelos comentários carinhosos.

    Andréa bom final de semana pra você também.

    Sara se você está perguntando sobre o sorvete de tamarindo, sim eu que fiz e virá outras receitas com tamarindo aqui no blog.
    Bjs a todas

    ResponderExcluir
  6. Lourdes, crumble é um sonho de gostoso. Adorei a sua sugestão da mistura das frutas. Que bela foto minha querida!
    Beijose bom fim de semana

    ResponderExcluir
  7. Lourdes querida, adoro crumbles e curiosamente nunca provei assim com várias frutas, deve ter ficado fantástico e fresquinho, acompanhado com sorvete de tamarindo!! Uau!!! Maravilhosa sugestão. Amei..bjocas ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  8. Lourdes minha flor, que maravilhaaaa!
    Eu adoro sobremesas e esse seu crumble é uma ótima pedida para os dias frioszinhos que tá fazendo aqui em Salvador :)
    Adorei que você serviu com sorvete de tamarindo :)
    Um beijo,
    Queila

    ResponderExcluir
  9. Lourdes,

    Crumble é o nome chique daquela farofinha que eu como desde pequena. Minha mãe fazia para colocar sobre as cucas...Ahh, "dilícia"!

    Acho crumble uma coisa muito gostosa. Sempre faço de maçãs ou peras, mas gostei desse seu "tutti i frutti".

    Um grande beijo,

    Carla Maicá

    ResponderExcluir
  10. Lou,
    Estou deveres cuidando do capinado minha amiga...
    E 'ariá' o 'panelêro' está incluso...rs
    Posso te mostrar as vasilhas, não as unhas =)
    Ainda tenho esse hábito, não como antes que tudo brilhava... mas bem que tento deixar tudo limpim.
    Mania de mãe, sabe?!
    Fico feliz com suas visitas e a prosa amiga...
    Te desejo um lindo final de semana.
    Um bejim bem grande!

    ResponderExcluir
  11. Ah! Vou passar seu link para a Tati do Comida de quinta... não conheço ninguém que ame mais crumble que ela...(comidadequinta.blogspot.com)
    Bejim!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Lourdes! Como a Vinni comentou acima, recebi seu link e vim conhecer seu blog. Adorei da idéia de misturar várias frutas no crumble, além de ficar visualmente muito bonito!
    Gostei muito do seu blog, voltarei mais vezes!
    beijos

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.