Ultimamente ando sem apetite por causa do calor que está fazendo. Estou recorrendo aos sucos de frutas frescas nas mais variadas combinações, como a sugestão do suco de hoje. Suco de laranja com beterraba. Bem geladinho é muito bom!
Ingredientes: (2 copos de 300ml) 600 ml de suco de laranja 2 fatias de beterrabas cruas Açúcar a gosto Lave muito bem a beterraba e retire dela 2 fatias e bata no liquidificador com o suco da laranja. Adoce e coloque cubos de gelo, e está pronto para servir um suco delicioso e super saudável.
Um bom pedaço de alcatra e algumas batatas preparados com capricho na panela de pressão você terá um prato saboroso, nutritivo para servir para sua família, no seu dia a dia.
Ingredientes: 700 gramas de alcatra em um pedaço só 3 colheres (sopa) de azeite 2 dentes de alho picadinho 1/2 cebola picadinha 1 colher (sobremesa) de páprica picante sal a gosto 2 folhas de louro 1 tablete de caldo de carne 3 batatas grande descascadas e cortadas ao meio no sentido do comprimento Modo de preparar: Na panela de pressão esquente o óleo. Coloque o pedaço de carne e doure-o muito bem de todos os lados. Adicione o alho e a cebola e deixe por uns minutinhos até que fritem, sempre virando a carne. Coloque a páprica, o tablete de caldo de carne, as folhas de louro e junte água o suficiente para cozinhar a carne, prove o sal, se precisar corrija, mas não se esqueça que o tablete de carne já contém sal.Tampe a panela e deixe cozinhar por mais ou menos 30 minutos. Depois desse tempo abra a panela (antes deixe sair toda a pressão), coloque as batatas e tampe a panela novamente e deixe cozinhar por mais 5 minutos contados a partir da panela começar a pressão. Na hora de servir corte a carne em pedaços. Bom apetite!
Com uma base de biscoito, um creme, morangos e laranjas você faz um pavê gostoso e diferente. Quando fiz essa sobremesa, estava pensando de como poderia associar um pavê cremoso com a acidez de uma gelatina de frutas frescas. Então saiu essa gostosura - Pavê de chocolate com morangos e gelatina de laranja. Muito bom para esse tempo de calor!
Ingredientes: Creme 3 xícaras (chá) de leite 6 colheres (sopa)de açúcar 6 colheres (sopa) rasas de amido de milho 3 gemas 6 colheres (sopa) de chocolate em pó Base do pavê: 1 pacote de biscoito maisena Licor ou rum (eu usei licor de cerejas) para umedecer os biscoitos. 300 gramas de morangos limpos e fatiados Suco de 3 laranjas 3 colheres (sopa) rasas de açúcar (se a laranja for doce diminua o açúcar) 1 colher (sopa) rasa de gelatina incolor e sem sabor Modo de fazer: Bata no liquidificador o leite, as gemas, o amido de milho, o chocolate em pó e o açúcar. Leve ao fogo, mexendo até engrossar. Reserve. Em um refratário coloque o biscoito picadinho e regue com o licor, cubra com metade do creme e depois metade dos morangos. Repita a camada colocando o restante do creme e por cima os morangos que sobraram, distribuindo-os uniformemente. Reserve. Em uma panelinha leve ao fogo o suco da laranja com o açúcar. Deixe ferver até dissolver bem o açúcar. Em uma tigelinha hidrate a gelatina em 3 colheres de água e leve ao microondas por 20 segundos. Junte a gelatina dissolvida ao suco de laranja e despeje por cima do pavê com cuidado para os morangos não saírem do lugar. Leve ao refrigerador e deixe por no mínimo 4 horas antes de servir.
Dica: Se for servir para crianças e for usar o rum para umedecer os biscoitos, sugiro que coloque 2 partes de rum com 1 parte de água, ou substitua por leite adoçado. Suco de laranja também é uma ótima opção. Bom apetite!
Eu adoro curry e toda receita que leva este condimento fica super gostosa. Gosto pelo sabor picante, pelo aroma e porque deixa uma cor maravilhosa no alimento.Para quem não gosta de comida apimentada precisa tomar cuidado em não errar na dose do curry e usá-lo com parcimônia.
Ingredientes: (2 porções) 200 gramas de filé bovino cortado em tirinhas 2 colheres (sopa) de óleo 1 dente de alho picadinho 1/2 cebola picadinha 1/2 berinjela cortada em tiras 2 colheres (sopa) de pimentão vermelho picadinho salsinha picada a gosto 1 xícara (chá) de leite de coco 1 colher (sobremesa) de curry Modo de preparar: Em uma panela coloque o óleo para esquentar, frite o alho e a cebola. Junte a carne e deixe refogando por um pouco,coloque o curry e acrescente a berinjela e o pimentão. Quando a berinjela estiver macia coloque o leite de coco e mexa até que tudo fique incorporado. Finalize colocando a salsinha. Sirva com arroz branco. Bom apetite!
Fazer um filé à parmegiana é super fácil, rápido e tem cara de domingo. Para acompanhar faça um arroz branco e batatas fritas e está pronto uma deliciosa refeição.
Ingredientes: (2 porções) 2 bifes de contrafilé ( 1cm de espessura) 1 dente de alho amassado orégano, sal e pimenta do reino a gosto 1 Ovo levemente batido farinha de trigo para empanar farinha de rosca para empanar óleo para fritar 50 gramas de presunto fatiado 100 gramas de muçarela fatiada 2 xícaras de molho de tomate queijo parmesão ralado para polvilhar Modo de fazer: Tempere os bifes com o sal, o alho, o orégano e a pimenta do reino. Passe os bifes na farinha de trigo, nos ovos batidos e na farinha de rosca. Frite em óleo, e coloque-os em papel toalha para absorver o excesso de gordura. Coloque os bifes em um refratário e coloque por cima o presunto, a muçarela e cubra com o molho de tomate. Polvilhe queijo ralado e leve ao forno para derreter a muçarela. Sirva com arroz branco e batata frita. Bom apetite!
Pavê é uma sobremesa que agrada quase todo mundo e se for de chocolate o sucesso é garantido e se além disso levar morangos é fazer e correr para o abraço. Super fácil de fazer, econômica e com pouco tempo de preparo você faz uma sobremesa deliciosa.
Ingredientes: 3 xícaras (chá) de leite 6 colheres (sopa) de açúcar 6 colheres (sopa) de amido de milho 3 gemas 6 colheres (sopa) de chocolate em pó 1 pacote de bolacha maisena Licor para umedecer as bolachas(eu usei de cerejas) ou rum 300 gramas de morangos limpos e fatiados (reserve alguns para decorar)
Modo de fazer:
Bata no liquidificador o leite, as gemas, o amido, o chocolate e o açúcar. Em uma panela leve essa mistura ao fogo e mexa até engrossar. Reserve. Distribua em taças as bolachas picadas, regue com o licor, cubra com o creme e depois os morangos. Repita as camadas e finalize com o creme e os morangos.
Sempre ouvi dizer que mangacom leitemanga faz mal. Não sei onde surgiu essa ideia, mas é puro mito. Manga com leite é muito bom e só faz bem. Adorei a mistura do iogurte com a manga, pedaços de maçã e a granola, ficou perfeito. Um café da manhã leve nutritivo e muito gostoso!
Coloquei em uma taça 1 pote de iogurte, misturei 1 colher de açúcar juntei pedaços de manga e maçã, polvilhei por cima a granola. E está pronto para um café da manhã delicioso.
Já fazia um tempinho que eu estava devendo uma quiche de alho poró para a Viviane (Cunhadinha do meu filho), e um dia desse ela veio aqui e como eu não tinha alho poró eu preparei de palmito. Ainda bem que fotografei assim que saiu do forno, pois não sobrou nem um naco para o clap clap. Realmente a massa dessa quiche é muito boa, eu já a tenho a muito tempo e em time que está ganhando não se mexe eu mudo só o recheio.E que tal fazer para este fim de semana ?
Ingredientes: 1 xícara de farinha 1 gema 4 colheres (sopa) de margarina 1 colher (café) de sal 1 caixinha de creme de leite
Recheio: 1 lata de palmito picados 2 colheres de óleo 1/2 cebola picada 2 colheres de cebolinha verde com o talo picada 1 tomate picadinho 2 colheres de azeitonas picadas sal e pimenta do reino a gosto Cobertura: 2 ovos inteiros o restante da caixinha de creme de leite Queijo parmesão ralado a gosto 1 colher de salsinha picadinha Modo de fazer: Misture bem a farinha, a gema, a margarina e o sal com 2 colheres de sopa de creme de leite, até obter uma massa homogênea. Pegue a massa forre o fundo e as laterais de uma assadeira (22 cm de diâmetro) de fundo falso. Fure o fundo com o garfo. Leve ao forno para assar por cerca de 15 minutos. Retire e reserve. Em uma panela coloque o óleo e refogue a cebola, junte o tomate, quando ele começar a desmanchar agregue o palmito, as azeitonas, o sal e a pimenta do reino e para finalizar o refogado junte a cebolinha verde. Com este refogado recheie a quiche. Em um liquidificador bata os ovos e misture o restante do creme de leite, a salsinha e o parmesão ralado. Prove o sal se precisar coloque mais ( cuidado pois o queijo já é salgado)Cubra a massa recheada com esse creme. Polvilhe mais um pouco de queijo ralado e leve para assar por mais 25 minutos ou até dourar. Bom apetite!
Esta receita de berinjela é muito antiga e tem uma história. Assim que me casei meu marido disse que gostava de berinjela. Então coloquei toda a minha vasta experiência em preparar berinjelas rsrs. Fiz salada, escabeche, milanesa...e em todas ele dizia: "não é assim que eu gosto". Nessa época recebemos a visita de uma tia dele, que morava na Argentina, lhe contei o caso, e então ela me ensinou a receita de berinjela recheada, me assegurando que ele iria gostar. Fiz, servi, e fiquei observando um pouco desconfiada, sabe como é, as experiências anteriores não me davam segurança. Ele comeu toda... toda carne do recheio e deixou a berinjela no prato! Quem foi mesmo que me disse que gostava de berinjela? Mas muita água passou por debaixo da ponte, e de lá para cá, muita coisa mudou, hoje, ele é o maior consumidor de berinjela.
Ingredientes: 2 berinjelas 300 gramas de carne moída 2 dentes de alho amassado 1/2 cebola picadinha 1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas Salsa e cebolinha picadas a gosto Pimenta do reino a gosto sal a gosto 3 colheres de farinha de rosca 1 ovo inteiro Azeite de oliva Queijo parmesão ralado para polvilhar Modo de fazer: Corte a berinjela ao meio no sentido do comprimento e leve para cozinhar no vapor. Retire a polpa da berinjela, mas não toda para que a berinjela não fique desforme. Amasse a polpa da berinjela formando uma pasta. Reserve. Em uma panela coloque um fio de azeite e frite o alho, quando dourar junte a carne e mexa até mudar de cor. Agregue a cebola, a azeitona, o sal, a pimenta do reino e por último a salsa e a cebolinha. Junte a essa carne refogada, a polpa de berinjela, o ovo levemente batido e a farinha de rosca, mexa bem até os ingredientes incorporar e recheie as berinjelas, Em um refratário derrame um fio de azeite e espalhe por toda a forma. Disponha as berinjelas no refratário e polvilhe queijo ralado por sobre as berinjelas e regue com mais azeite de oliva e leve ao forno por mais ou menos 20 minutos. Bom apetite!
É muito gostoso andar pelo pomar e ver as fruteiras carregadinhas, ali mesmo eu pego e como. Acerolas: (Malpighia glabra L e Malpighia punifolia L Nome Popular: Cereja-das-antilhas
Tão lindas...
Com elas podemos fazer sucos, geléias, bolos, sorvetes...
Bolo assado em forminhas de papel é pratico para servir em porções individuais para as crianças colocar na lancheira da escola, servir em festinhas ou mesmo com sobremesa. Esta receita é originalmente para cupcakes, mas quis fazer em porções maiores, mesmo porque em matéria de confeitos de cupcakes eu fico devendo. Fiz, o povo aqui adorou e nem reclamaram se estava confeitado ou não.
1 xícara de açúcar 1 xícara (chá) de manteiga s/sal e em temp ambiente 4 ovos inteiros 1 colher (sopa) de essência de baunilha 2 Xícaras (chá) de farinha de trigo 1/2 xícara (chá) de creme de leite 1/2 xícara (chá) de chocolate granulado 1 colher (sopa) de fermento em pó Recheio:
2 latas de leite condensado 1/2 lata de creme de leite 5 colheres (sopa) de chocolate em pó 2 colheres (sopa) rasas de manteiga s/sal Chocolate granulado para polvilhar Modo de fazer: Bata na batedeira em velocidade média o açúcar e a manteiga até conseguir um creme. Coloque os ovos uma a um, depois junte a baunilha. Desligue e vá colocando alternadamente a farinha e o creme de leite, misturando com o fuê até que a massa fique homogênea. Por fim coloque o chocolate granulado e o fermento. Coloque forminhas de papel dentro de forminhas de alumínio e distribua a massa nas forminhas sem enchê-las , deixando espaço para a massa crescer. Leve ao forno preaquecido a 180°para assar por 20 minutos ou até que espetando um palito no bolo ele saia limpo. Tire os bolinhos da forma de alumínio e coloque sobre uma grade e deixe esfriar. Recheio: Leve todos os ingredientes (menos o chocolate granulado) em uma panela ao fogo médio, cozinhe mexendo sempre até dar consistência de brigadeiro mole. Com uma colherinha faça uma cavidade no centro de cada bolinho reservando a parte retirada. Recheie o bolo com o brigadeiro e tampe com a parte reservada. Cubra os bolinhos com o recheio restante e polvilhe chocolate granulado. Se você tiver habilidade faça isso com o bico de confeitar quer vai ficar lindo! Ficou delicioso!
Manga perfumada, deliciosamente doce é o que temos nessa época do ano. Então é só selecionar as receitas para dar conta de tanta fruta. Hoje estou trazendo o chutney de manga que é muito bom para acompanhar carnes ou com torradas quando a fome bate fora de hora, e sempre bate não é mesmo? Principalmente quando tem coisa gostosa na geladeira rsrs.
Ingredientes: 2 mangas haden pequenas cortadas em cubos 2 colheres (sopa) de cebola picadinha 1 dente de alho picado 100 ml de vinagre branco 5 colheres (sopa) de açúcar demerara 4 colheres (sopa) de uvas passas claras 1 pedaço de canela em pau 2 colheres (sopa) de gengibre fresco ralado 1 colher (sopa) de suco de limão Sal a gosto
Modo de fazer: Leve ao fogo em uma panela, a manga, a cebola, o alho, o vinagre e o açúcar. Cozinhe até que o açúcar se dissolva. Á parte misture as passas, o gengibre, o sal, e a canela e coloque na primeira mistura que está na panela. Cozinhe em fogo lento até que tudo fique macio. Junte o suco de limão e prove se precisar ajuste o tempero. Retire do fogo e deixe esfriar.
Manga haden
Manga alfa
Mangas ao chão depois de um pé de vento. As mangas ao amadurecerem caem, o ideal é colhê-las antes da queda para que durem perfeitas mais tempo.
Só mesmo com saladas podemos enfrentar esse calorão que anda fazendo. O apetite fica prejudicado e para falar a verdade cozinhar se torna uma tarefa bastante difícil, porque não é fácil enfrentar um fogão com a temperatura por volta dos 36°,mais a quentura que vem das panelas, a coisa fica crítica. Então o jeito é simplificar. Hoje não trago uma receita, e sim uma sugestão de como driblar tudo isso - sem ficar muito perto do fogão e oferecer uma refeição nutritiva e fresca que a família aprove. Esse é o objetivo de quem pilota o fogão, porque alimentar-se é preciso.
Ingredientes: 6 batatas cozidas descascadas, picadas e cozidas no vapor 1 cenoura picada e cozida no vapor 3 ovos cozidos 6 pedaços de palmito picados em rodelas 1 lata de atum sólido (colocar em uma peneira para escorrer o óleo 2 colheres de cebola picadinha 2 colheres de salsinha e cebolinha picadas Colocar em uma tigela e juntar o molho. Molho: 2 colheres (sopa) de maionese (eu usei light) 1 colherinha (café) de mostarda com ervas finas azeite de oliva o quanto basta vinagre branco o quanto basta sal a gosto Uma pitada de orégano Uma pitada de pimenta do reino branca Em uma tigelinha misture a maionese com a mostarda, pimenta, orégano. Coloque o azeite e o vinagre aos poucos, equilibrando o sabor ao seu gosto. Prove o sal. Bom apetite!
Mais uma receita para espantar o calor. Sorbet de amora com suco de limão. O suco do limão é para dar uma equilibrada na doçura da amora. Muito fácil de fazer e você pode variar com a fruta que tiver em casa.
Ingredientes: 1 xícara (chá) de água 1 xícara (chá) de açúcar 1/2 xícara (chá) de suco de amora 1 limão (eu usei o limão-rosa) Modo de preparar: Leve o açúcar com a água ao fogo. Cozinhe até que o açúcar se dissolva por completo. Retire do fogo e deixe esfriar completamente. Acrescente o suco do limão e o suco da amora e leve ao freezer até endurecer. Bata na batedeira o sorbet para quebrar os cristais de gelo e leve novamente para o freezer. Repita esse processo por mais 3 vezes para ficar com a textura do sorbet da foto. Dica: Ao levar o sorbet para o freezer leve diretamente na tigela da batedeira para ficar mais fácil esse vir e ir ao freezer. Ao bater o sorbet use a pá para massas médias ou pesadas. Gostoso e super refrescante!