quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Berinjela recheada

Esta receita de berinjela é muito antiga e tem uma história. Assim que me casei meu marido disse que gostava de berinjela. Então coloquei toda a minha vasta experiência em preparar berinjelas rsrs. Fiz salada, escabeche, milanesa...e em todas ele dizia: "não é assim que eu gosto". Nessa época recebemos a visita de uma tia dele, que morava na Argentina, lhe contei o caso, e então ela me ensinou  a receita de berinjela recheada, me assegurando que ele iria gostar. Fiz, servi, e fiquei observando um pouco desconfiada, sabe como é, as experiências anteriores não me davam segurança. Ele comeu toda... toda carne do recheio e deixou a berinjela no prato! Quem foi mesmo que me disse que gostava de berinjela? Mas muita água passou por debaixo da ponte, e de lá para cá, muita coisa mudou, hoje, ele é o maior consumidor de berinjela.




Ingredientes:

2 berinjelas
300 gramas de carne moída
2 dentes de alho amassado
1/2 cebola picadinha
1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
Salsa e cebolinha picadas a gosto
Pimenta do reino a gosto
sal a gosto
3 colheres de farinha de rosca
1 ovo inteiro
Azeite de oliva
Queijo parmesão ralado para polvilhar


Modo de fazer:

Corte a berinjela ao meio no sentido do comprimento e leve para cozinhar  no vapor. Retire a polpa da berinjela, mas não toda para que a berinjela não fique desforme. Amasse a polpa da berinjela formando uma pasta. Reserve.
Em uma panela coloque um fio de azeite e frite o alho, quando dourar junte a carne e mexa até  mudar de cor. Agregue a cebola, a azeitona, o sal, a pimenta do reino e por último a salsa e a cebolinha. Junte a essa carne refogada, a polpa de berinjela, o ovo levemente batido e a farinha de rosca, mexa bem até os ingredientes incorporar e recheie as berinjelas,
Em um refratário derrame um fio de azeite e espalhe por toda a forma. Disponha as berinjelas no refratário e polvilhe queijo ralado por sobre as berinjelas e regue com mais azeite de oliva e leve ao forno  por mais ou menos 20 minutos.

Bom apetite!


3 comentários:

  1. Eu adoro berinjela, Lourdes. Vou copiar agora mesmo essa receita, que parece deliciosa;)
    Beijos e bom dia!

    ResponderExcluir
  2. Olá Lourdes,

    Simplesmente o máximo, adoro!!!
    Quem inventou usar a cumbuca da berinjela para essa finalidade foi um gênio!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Lourdes!!morri de rir com sua estória...casamento tem muito disso,né?Com meus pais também aconteceu algo parecido,pois meu pai sempre reclamava do arroz que minha mãe fazia, um dia ela deixou empapado, e ele falou: Vc finalmente acertou o arroz igual da minha mãe...Meu marido não come berinjela de jeito nenhum, já eu adoro de qualquer jeito!!ótima receita!!!bjinhos!!!

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.