segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Sorbet de Pitangas


Aproveitando as últimas pitangas do pomar eu fiz este delicioso e refrescante sorbet. Para quem gosta de um gelado mas tem restrições com calorias este sorbet é perfeito, ele é diferente do sorvete que leva leite e outros ingredientes mais calóricos pois o sorbet é a base de frutas água e açúcar e com a vantagem de substituir este açúcar por adoçante culinário o que o torna ainda mais light.

Ingredientes:
(300 g de sorbet )

300 g de pitangas frescas ou polpa congelada
150 ml de água
1/2 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher de glucose (Karo)

Modo de preparo:

Lavar muito bem as pitangas. Colocar no copo do liquidificador com metade da água e pulsar algumas vezes até a polpa se desprender das sementes. Coe e reserve.
Em uma panela coloque o restante da água, o açúcar e o suco do limão e leve para ferver até que o açúcar se dissolva. Junte a polpa reservada e deixe cozinhar por 10 min. Desligue o fogo, junte a glucose e mexa até ficar tudo misturado. Coloque em um recipiente que possa levar ao freezer. Tampe e congele por 3 horas.  Tire do freezer e raspe a massa com o auxílio de um garfo para quebrar os cristais de gelo. Leve novamente ao freezer e repita a operação depois de 1 hora por mais duas vezes. Se você tiver uma batedeira mais robusta e quiser ter um sorbet mais cremoso na última etapa de vez raspar com o garfo bata na batedeira com a pá de massa pesada e leve para congelar novamente até o momento de servir. 

Para os dias de calor nada como um sorbet para refrescar!

6 comentários:

  1. Nunca comi pitangas
    Ache esse sorbet uma delicia,adorei a cor.
    Boa semana
    bj

    ResponderExcluir
  2. Adoro, adoro pitangas. Fico aqui salivando e imaginando o sabor desse sorbet ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa que delicia Lu, adoro pitangas e por acaso nunca provei sorvete de pitanga. Ficou uma cor lindíssima e claro que uma verdadeira delicia né? Gostei demais. Beijinhos, ótima semana

    ResponderExcluir
  4. Lu querida,
    com o calor que faz por aqui não dar pra resistir a essa delícia.
    As fotos estão lindas!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Lu,
    hoje postei a receita do iogurte, obrigada, a receita é 10!

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. humm…eu amo pitangas e morro de saudade, ainda bem que estou indo para o Brasil, assim que chegar vou matar a saudade de todas as coisas gostosas que só a nossa terrinha tem!! Amei esse sorbet Lourdes, ficou com uma cor lindíssima e com aspecto super refrescante e delicioso!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.