quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Ovos nevados

Uma sugestão de sobremesa para a ceia de natal que é deliciosa, delicada e derrete na boca! Nestes dias de festas quando há   muita comilança, uma sobremesa como essa cai muito bem. Esta receita eu retirei do livro "Comer falar e curtir" um presente da GE, que ganhei no Encontro Gourmet. Mas como quem gosta de cozinhar sempre dá o seu toque pessoal, em vez de polvilhar com canela em pó como na receita original pedia eu substituí por raspas de casca de limão siciliano. E isto foi o toque que fez toda a diferença na receita.



Ingredientes:
(serve 8 pessoas)

8 claras
8 gemas
400 gr de açúcar
1,5 litros de leite
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 pau de canela
Raspas de 3 limões sicilianos

Modo de preparar:

Bata na batedeira as claras em ponto de neve e adicione o açúcar (100grs). Reserve.

Em uma panela de boca larga, coloque o leite, metade do açúcar (200 grs),  metade da raspas de 1 limão e 1 pau de canela. Quando o leite estiver quente e com a ajuda de 2 colheres, coloque porções de claras em neve que foi reservada. Deixe cozinhar por 30 segundos de um lado e depois vire e cozinhe por mais 30 segundos do outro lado. No início coloque 1 porção de cada vez para ficar mais fácil, depois que pegar o jeito coloque mais porções de cada vez, mas não mais que 3 porções para poder virar sem quebrar ( ao cozinhar elas crescem). Com uma escumadeira retire os ovos nevados e deixe escorrer em uma peneira. Coloque as porções de ovos nevados no refratário em que vai servir, ajeitando-os de uma forma bem bonita. Cubra-os com filme plástico e leve para a geladeira.

Com leite que ficou na panela faça um creme: Adicione ao leite, as gemas, o amido de milho dissolvido em um pouco de leite frio e coloque o restante do açúcar (100grs) e leve ao fogo novamente e mexa até formar um creme. Retire do fogo e bata até que esfrie um pouco, passe para um recipiente com tampa e leve para a geladeira.

Montagem: Coloque as porções de claras cozidas nos pratos de servir e derrame o creme por cima, finalize polvilhando com a raspa de limão.  .

Dica: Se a sua ceia for servida "à americana", na mesa das sobremesas deixe o refratário já montado com os ovos nevados, o creme e as raspas do limão. Ou também pode deixar tudo separadamente e cada um pode montar seu prato à vontade.



6 comentários:

  1. Uma sobremesa bem deliciosa,gostei...
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Que suavidade deve ser esta sobremesa.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  3. Nunca provei, mas deve ser uma delícia...
    Beijinhos, boas festas...
    Aninha

    ResponderExcluir
  4. Lu adoro ovos nevados, minha mãe fazia muito, acho uma sobremesa tão levinha, fresquinha e uma delicia. Gostei da sugestão.
    Lu querida obrigada pelo carinho lá no meu cantinho, fiquei muito feliz de vc ter comemorado comigo hj meu aniversario do blog. Obrigada viu? Bjocas

    ResponderExcluir
  5. meio confuso o modo de preparo, fiquei interessado em fazer, contudo pediria que editassem para entender melhor a sequência de preparo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em se tratando de um blog de receitas fáceis vou atender seu pedido fazendo um passo a passo com fotos. Farei isso assim que passar as festas.

      Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.

      Um feliz natal e um próspero ano novo!

      Excluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.