quarta-feira, 7 de maio de 2014

Geleia de kinkan


Aproveitando que ganhei  laranjinhas Kinkan, quis testá-las em várias receitas. Hoje trago para os meus leitores queridos a receita de geleia,  embora a laranjinha kinkan não faça parte da família dos citros esta geleia se assemelha muito com a  de laranja, tem até aquele sutil amarguinho. 

Não vou colocar quantidade de ingredientes, isto vai depender do peso de laranjinhas que você disponibiliza. 
A regra é básica para qualquer tipo de geleia - um peso de fruta para meio de açúcar.

Preparo

Lave muito bem as laranjinhas, faça um corte em cruz . Coloque-as em uma panela e cubra com água e leve-as para cozinhar. Ao cozinhar formam espumas na superfície da água, é preciso que vá retirando com uma escumadeira. Assim que ficarem macias, tire do fogo e espere esfriar com a ajuda de uma colherinha retire as sementes.Coloque as laranjinhas no liquidificador e vá pulsando até que elas se desmanchem, mas não de todo pois não queremos um purê (eu gosto que a geleia fique com pequenos pedaços da fruta).
Agora é hora de colocar o açúcar e para saber a quantidade você vai pesar  o que resultou da pasta de laranjinhas.
Ex: 1 quilo de pasta - 1/2 quilo de açúcar.
Coloque novamente na panela em fogo médio e deixe cozinhar sempre mexendo  até formar o ponto de geleia*



*Ponto de geleia: Coloque um pouco da geleia em um prato, deixa esfriar um pouco e passe o dedo se ficar um risco está pronta.

Bom Apetite!

7 comentários:

  1. Querida Lu estou te devendo várias visitas me desculpe, mas é que o mês de março e abril foram conturbados aqui em casa e com doenças, graças a Deus as coisas estão se normalizando. Nossa quanto tempo não como e nem vejo essas laranjinhas, minha vizinha tinha uma plantação e eu vivia fazendo doces com ela. Ficou linda sua geleia,a cor muito bonita. Gostei muito. Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Lourdes: excelente receta. Fácil y tentadora. Y para rematar : la última foto...mmmmm ...es para que la boca se haga agua.... Felicitaciones y un fuerte abrazo.

    ResponderExcluir
  3. Já fiz compota com essas laranjinhas, mas nunca experimentei a geleia. Deve ter ficado saborossísima. Humm...

    ResponderExcluir
  4. Maria Inez Balensifer23 de julho de 2016 às 11:07

    Muitíssimo obrigada pela receita. Gostei muito, pois leva menos açúcar. Vou fazer.
    Abraço e sucesso para você.

    ResponderExcluir
  5. Melhor cortá-las e retirar as sementes antes de cozinhar. Cortar não ao comprimento,mas o contrário. Depois colocar em uma panela cobrindo com parte do açúcar que será usado. Ferver em fogo baixo ou, melhor ainda, se for em fogão à lenha . Depois triturar. Ferver bem e quando reduzir à metade colocar o restante do açúcar . Fica com uma bela cor...

    ResponderExcluir
  6. Fiz a geleia uma vez, mas era pouca quantidade agora fiz novamente com uns 3 kilos . Ficou muito boa.

    ResponderExcluir
  7. NÃO PRECISA ESPREMER O SUCO? É AMARGO PRA CARAMBA.

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.