quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Sagú ao leite com chimia de goiaba

Este doce é uma sobremesa cremosa e  suave, e para quem não gosta de doce muito doce, esta receita é ideal. O sagú é cozido no leite e colocado em pequenos copinhos e coroado com uma chimia (Schimier) de goiaba.


                                     Sagú ao leite com chimia de goiaba






O que é preciso:


Para o sagú:
100 gr de sagú (grãos de amido feito com fécula de mandioca)
1 litro de leite
1 xícara (chá) de acúcar
Para a chimia:
4 goiabas vermelhas maduras
4 colheres ( sopa) de açúcar
1 xícara (chá) de água


Como fiz:
Leve o leite para ferver em uma panela grande. Quando levantar fervura junte o sagú e deixe cozinhar tomando o cuidado para o leite não subir.Quando as bolinhas começarem a ficarem macias junte o açúcar e deixe completar o cozimento mexendo sempre. Prove o doce se precisar junte mais açúcar ao seu gosto. Coloque em taças e reserve.


Modo -1
Descasques as goiabas, corte-as ao meio e retire as sementes. Lave e pique em pedaços pequenos as goiabas. Junte o açúcar e a água e leve para cozinhar. Se a água for insuficiente para cozinhar as goiabas junte mais água fervente. o doce ficará pronto quando as goiabas estiverem macias mas sem desmancharem e com pouco caldo.


Modo -2
Proceda como o primeiro modo, só que acrescente cravos da índia no início do cozimento e deixe  o doce  por mais tempo no fogo  e no final coloque 4 colheres de mel.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.