segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Bebida nutritiva

Minha mãe sempre fazia gemada no café da manhã e eu não gostava muito, mas tinha que tomar pois ela dizia que era muito bom. E com esse muito bom ela fazia a gente engulir goela abaixo. Passou o tempo a gemada foi esquecida e agora depois de tanto tempo e com o meu filho em convalescença me lembrei dessa bebida nutritiva e com algumas modificações no preparo olha eu dizendo a mesma coisa para ele "beba que é muito bom"rsrs. E é muito bom mesmo para quem está precisando de uma alimentação reforçada. Aqui está o meu jeito de fazer gemada.



Ingredientes:
( 1 porção)

250 ml de leite
1 gema
1 colher (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de achocolato ( use de boa qualidade)

Modo de preparar:

Coloque em uma tigelinha a gema e o açúcar e bata até ficar de coloração bem clarinha. Leve o leite para ferver em uma panela e assim que levantar fervura, derrame um pouco do leite sobre a gema batida com o açúcar e mexa até misturar bem (não coloque muito leite para não cozinhar a gema). Depois de misturado coloque a gema com o açúcar no restante do leite que está na panela e deixe cozinhar por uns segundinhos (o leite vai encorpar). Adicione o achocolatado e mexa até incorporar bem no leite.
Sirva quente.

10 comentários:

  1. Vou ser sincera, tb nunca gostei de gemada, mas preparada dessa forma, quem sabe um dia... heheheh
    Beijinhos, boa semana
    Aninha

    ResponderExcluir
  2. Uma boa gemada assim está guardada na memória da minha infância. E essa sei que tá bem delícia! Minha mãe punha até canela em pó amiga... Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Eu nem vou provar, pois sei que vou gostar. E nessa de "é muito bom" vou a 100kg rapidinho...hahahah.

    Lourdes, eu adoro umas bebidinhas quentes assim. Meu apto no inverno é megaaa frio, e como trabalho muito no computador, quietinha, dura de frio, só me resta umas bebidinhas assim calóricas para "esquentar a caixinha do corpo", como dizia a minha tia. Inverno que vem já sei de que vou encher a minha caneca.

    Beijo, beijo.

    ResponderExcluir
  4. Na minha infância minha mãe preparava uma bebida assim e chamava de chocolate quente, fazia como um chá da tarde reforçado de domingo, bons tempos...

    Sobre o ruibarbo, comprei só com os talos, parecia talo de beterraba mais grosso, meio avermelhado, meio verde, era duro de cortar e na panela de desmanchou muito rápido. Fiquei pensando sobre o que se parece, e sinceramente não consigo responder, a Marly (Saboreando a vida) comentou que tem o sabor bem suave, mesmo. Aqui em SP eu comprei na Casa Santa Luzia, das vezes que fui lá sempre encontrei à venda. Desculpe não ter ajudado mais :/
    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Também nunca gostei de gemada Lu, minha mãe me fazia tomar na marra heheh
    Porém hoje penso diferente,e de fato uma bebida reconfortante e quentinha dessa, feita com carinho de mãe, é uma benção. Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. amiga nunca gostei muito de gemada ,,kkk mamãe também me fazia engolir com o tempo ela começou a colocar caramelo e quiky e sabe que hoje eu adoro kkk e ela fazia do mesmo jeito que vc ..parabens amei a sua receita bjokas

    ResponderExcluir
  7. Adoro gemada!!!

    Boa noite Lourdes.

    Quando criança, achava até bacana ajudar a fazer, pois todos tomavam lá na casa grande no interior da Gerais.

    Grande abraço, prazer em vê-la!

    ResponderExcluir
  8. Olá Lourdes, que gostinho de infância!!

    Bjos
    Bia

    ResponderExcluir
  9. Lourdes,
    Nunca fui fã de gemada, mas gostei de lembrar do tempo que minha mãe preparava e minha irmã adorava.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.