sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Geleia de seriguela

Tenho experimentado fazer geleia de qualquer fruta, aprendo pela experiência qual delas  possui a pectina  que faz com que forme a geleia. Hoje  estou experimentando a seriguela e por não ter dados suficientes  com relação a  quantidade de pectina  que ela possui, eu juntei à receita uma maçã para auxiliar na formação da geleia, mas nem precisava, porque ela gelidificou bem, o que me leva a crer que tem boa porcentagem de pectina. E aqui está minha geleia de seriguela que é uma fruta nativa da América Central que se adaptou muito bem por aqui. Spondias purpurea L é o seu nome científico e é uma anacardiáceas  como a manga e o caju.



Ingredientes:

900 gr de seriguelas maduras
250 gr de açúcar 
1 maçã picadinha

Modo de preparar:


Lave as seriguelas e deixe de molho em água clorada por 15 minutos. Escorra essa água e lave muito bem em água corrente.
Coloque as seriguelas em uma panela juntamente com a maçã cubra com água e leve para ferver até ficarem cozidas. Passe por uma peneira para retirar as sementes. Coloque o líquido que resultou (+ ou - 500 ml)  em uma panela e junte o açúcar e leve para cozinhar. Mexa até dissolver o açúcar e deixe cozinhar em fogo lento, mexendo de vez em quando, até dar o ponto de geleia.

Ponto de geleia: Coloque um pouco da geleia em um prato e deixe esfriar um pouco e faça um risco com o dedo, se permanecer o risco é porque está no ponto.




Flor da seriguela

9 comentários:

  1. Oi maria de Lurdes,
    Acabei de visitar a Dirlene e vi a delicosa geleia de damasco.Agora venho aqui e sou brindada com outra delícia. Acho que vou ter que fazer uma geleia também. Adoro.
    Nunca tinha visto geleia de siriguela.
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Hum que delícia! Acho também que devo fazer. Tenho costume de fazer de Acerola, Pitanga e goiaba, mas nunca fiz de Siriguela. Beijocas amiga e obrigada pela partilha. Mais beijos e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  3. Lourdes, essa fruta tem o ano inteiro em Aracaju, é uma delícia e fazem tb a geléia, parabéns, ficou linda! bjs.

    ResponderExcluir
  4. Que aspecto delicioso.
    Não conheço essa fruta, mas deve ser deliciosa.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Maria de Lourdes querida, vou levando a sugestão. Com a safra agora de Seriguela marido traz baldes do sitio. amo o suco bem gelado!

    ResponderExcluir
  6. Oi adoro siriguela, tenho um pé desta fruta deliciosa em casa, assim que acordo vou ao quintal e pego-as fresquinhas e sem agrotoxicos é simplesmente saborosa, não sabia que podia fazer geleia. fico feliz por ter pessoas como vc que compartilham suas habilidades. obrigada. amanhã mesmo vou fazer já que estão quase acabando. oh! tristeza. rsrsrsrsrsr.
    boa noite.

    ResponderExcluir
  7. sou curiosa vou fazer maria de lurde pq onde moro tds meus vizinhos tem e deixa perder ja faço polpa pro verão e congelo agora vou fazer a geleia pra vender vamos ver pq sou cozinheira adoro novidades e essa pro ceara vai ser muito boa

    ResponderExcluir
  8. Caraí mano em tds os sites aparece a msm receita véi

    ResponderExcluir
  9. oliverrosy@hotmail.com23 de fevereiro de 2020 às 10:18

    Posso fazer com casca ?

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.