quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Sal aromatizado

"Que sujeito mais sem sal" é assim que nos referimos a uma pessoa sem graça. O sal é algo necessário para a vida cotidiana, ele dá sabor e conserva os alimentos. Temos o sal refinado que é muito comum em nossas cozinhas e o sal grosso, próprio para churrascos. Por não salgar demais o sal grosso tem  ainda  a vantagem de poder ser retirado no momento de levar à churrasqueira, ao contrário do sal refinado que penetra na carne e puxa os sucos para fora deixando-a ressecada por dentro.
Tenho o costume de aromatizar o sal grosso com ervas frescas e usá-lo em variados pratos. É muito fácil prepará-lo e ter à mão para colocá-lo no arroz, no bife, na salada e onde queira usá-lo para dar um pouco mais de sabor.




Ingredientes:

2 xícaras de sal grosso
2 folhas de folhas de louro frescas
1 raminho de alecrim fresco
1 colher (chá) de pimenta preta em grãos

Modo de preparar:

Coloque meia xícara de sal grosso no copo do liquidificador juntamente com o louro, o alecrim e a pimenta e bata até ficar triturado. Junte o restante do sal e pulse sem triturar  totalmente ( eu gosto um pouco mais granulado). Coloque em vidro esterilizado e regue com um fio de azeite para acentuar o sabor. Deixe tampado por uns dias antes de usar.


6 comentários:

  1. Bom dia Lourdes
    Bem interessante essa sua ideia, deve dar um gostinho e um aroma delicioso aos pratos.
    Uma ótima quarta-feira para você.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Maria,

    Bonita postagem, a dica é excelente.

    Um forte abraço,
    Fábio.

    ResponderExcluir
  3. Lourdes fiquei embevecida a olhar a sua foto, está simplesmente linda, adorei o enquadramento quase que fala connosco:)
    Muito boa esta ideia, costumo também aromatizar azeite, vinagre e açucar, é sempre possivel acrescentar algum aroma a estes ingredientes.
    Um grande beijinho.

    ResponderExcluir
  4. Lourdes...que delicadeza a embalagem que vc fez...de mto bom gosto!!! Adorei a dica! bjao...aparece no meu cantinho!

    ResponderExcluir
  5. Lourdes,
    O sal aromatizado que você me deu é usado sempre na minha cozinha. Quando eu quero dar um toque a mais no sabor, pego o vidrinho de sal, que veio temperado com o seu carinho.
    Bjs.

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.