segunda-feira, 4 de março de 2013

Molho de estragão e peixe grelhado

Ervas frescas - Estragão (Artemísia dracunculus L)


Todos sabem como eu gosto de usar ervas frescas na minha cozinha e também de cultivá-las. Hoje eu trago  o estragão que até bem pouco tempo era uma planta desconhecida para mim. Comprei as sementes, plantei e fiquei esperando a germinação, pois queria conhecer esta erva  que é boa para temperar molhos, carnes de aves, peixes cozidos e grelhados, omeletes, pepinos, cogumelos e picles; com as folhas frescas podemos aromatizar manteiga, vinagre, azeite, mostarda...
Nem sempre a gente tem sucesso com essas sementes compradas, de um saquinho inteiro apenas germinou uma semente, que acompanhei o seu desenvolvimento até chegar no ponto de colheita. E aqui está meu filho único - meu pé de estragão rsrs. 





Fiquei super feliz  de poder preparar um molho para servir com peixe grelhado e assim poder experimentar essa erva. E trago a receita porque provei e aprovei! 

Molho de estragão e peixe grelhado

Ingredientes:

1 colher (sobremesa) de manteiga
1 colher (sobremesa) de azeite
2 colheres (sopa) de cebola picadinha
2 dentes de alho picadinho
1 colher (sopa) de estragão fresco picadinho
100 ml de vinho branco seco
50 ml de caldo de peixe
150 ml de creme de leite
4 filés de peixe (eu usei tilápia)
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparar:

Em uma frigideira coloque a manteiga e o azeite e deixe esquentar . Refogue em fogo brando a cebola até que ela fique transparente. Junte o alho, o estragão, o vinho branco, o caldo de peixe e deixe reduzir até obter 120 ml de caldo. Finalize com o creme de leite, tempere com o sal e pimenta. Reserve.

Tempere os filés de peixe apenas com um pouco de sal, grelhe em frigideira antiaderente apenas besuntada com um pouco de óleo.
Derrame o molho sobre os filés e sirva com arroz branco e uma salada de folhas.

Bom apetite!

5 comentários:

  1. Bom dia querida!
    As ervas frescas deixam as receitas mais perfumadas e saborosas, seu molho ficou perfeito, belo prato!

    Beijos, ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. Oi Lourdes, nada como um peixinho grelhado com um molho saboroso como esse, e feito com ervas cultivadas em casa, aí fica bom demais da conta. O molho está com um aspecto belíssimo e gostoso sem dúvida!!

    Beijinhos e uma ótima semana
    MArisa

    ResponderExcluir
  3. Bom dia minha querida amiga, olha não conheço o estragão, mas confio quando você diz que ele dá um sabor especial, a apresentação do seu prato está saborosíssima.
    Bom início de semana.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Adoro ervas arómaticas .
    Esse peixe ficou com muito bom aspecto.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. De volta ao lar e com muuuuuiiiitas saudades dos Amigos... E aqui retornando me deparo com este molhinho DELICIOSO!!!
    Anotei a receita para fazê-la em breve. Espero por sua visita :0)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.