quarta-feira, 27 de março de 2013

Salada de grão-de-bico com atum

Hoje eu trago uma sugestão para o almoço de páscoa. Uma salada super gostosa para servir como entrada. Grão-de-bico cozido com atum em conserva, super fácil, e posso garantir que vai agradar. 



Ingredientes:
(2 porções)

2 xícaras de grão-de-bico cozido e escorrido
1 lata de atum sólido
1/2 xícara de azeitonas pretas sem o caroço
1 colher de cebolinha verde picadinha
1 colher de coentro picadinho (pode ser substituido por salsa se preferir)
1/2 cebola roxa pequena picadinha
1 pimenta dedo-de moça picadinha e sem as sementes
sal a gosto ( usar com parcimônia pois o atum já é salgado)
Azeite extra virgem

Modo de preparar:

Deixe o grão-de-bico de molho em água de um dia para o outro. Leve-o para cozinhar em panela de pressão por aproximadamente 20 minutos ou até que ele fique macio sem desmanchar. Escorra apenas o que vai usar*e reserve.
Abra lata de atum e deixe escorrer todo o líquido  colocando-o  em uma peneira. Reserve.
Coloque o grão-de-bico e o atum em uma tigela, junte as azeitonas, as cebolinhas e coentro, a cebola roxa picadinha, a pimenta dedo-de-moça e prove o sal. Corrija se for necessário. Regue com o azeite e mexa.
Coloque na travessa em que vai servir.

*Quando faço essa salada eu cozinho 500 grs de grão-de-bico Mas uso apenas 2 xícaras pois sempre faço 2 porções, como está descrito na receita acima,e o restante eu congelo para uma outra receita.




Bom Apetite!

6 comentários:

  1. Humm, Lourdes, apetitosíssima! Uma Páscoa muito abençoada!
    Fabiola

    ResponderExcluir
  2. Deliciosa sugestão amiga, gosto muito de grão-de-bico e acompanhado de atum deve ser mesmo muito bom.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Maria, a receita ficou muito apetitosa e deliciosa, seguindo seu blog, quando puder visita o meu também.

    Bjs

    Neide Medeiros
    www.kalanguinho-rosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Com certeza agradou a todos Lu, adoro salada de grão de bico por si só, com atum fica uma maravilha dos deuses, linda sua salada, ótima sugestão. Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Adoro salada de grão de bico com atum, suas fotos estão lindas... Parabéns...
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Gostei demais!

    Há tempos que estou querendo introduzir o grão de bico na minha cozinha, quase nunca usei...mas agora meus problemas acabaram, vou comprar pra fazer sua salada, adorei!
    Obrigada, um ótimo dia,
    Abraço,
    Renata

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.