sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Massa para pastel


Eu sei que você vai dizer - porque tanto trabalho se encontramos massa para pastel nos mercados muito boa e  barata? Mas saber não ocupa espaço e quem sabe um dia você acorda com uma baita vontade de por a mão na massa, como eu levantei hoje rsrs.
Essa receita rendeu 27 mini pasteis. Você pode rechear e fritar na hora ou guardar a massa em geladeira.

Ingredientes:
25 ml de cachaça
25 ml de óleo
125 ml de água morna
1 ovo
400 g de farinha de trigo

Modo de preparar:
Em uma vasilha coloque a cachaça, o óleo, o ovo, e a água morna e misture. Coloque a farinha aos poucos (não vai toda)até que a massa se desprenda das mãos. Polvilhe a bancada com farinha e sove  muito bem fazendo pressão com as mãos esticando-a como se estivesse rasgando a massa até que ela fique lisa.

Divida a massa em duas partes e sempre com a bancada enfarinhada abra a massa com o rolo.

Se for guardar então corte a massa no formato de sua preferência.

Guarde os discos de massa separando-os com papel filme ou pedaços de plásticos (esses usados para guardar alimentos) em recipiente que feche hermeticamente.

Se for fritar na hora, então recheie  com o recheio de sua preferência.

Corte os pasteizinhos com a carretilha ou mesmo com uma faca fechando-o bem com a ajuda de um garfo.

O formato fica a seu critério.

E frite o pastel em óleo quente.

As aparas não se perdem porque você pode fritar, colocar em papel toalha, deixar esfriar e depois guardar em um recipiente bem tampado, e ele vai conservar a crocância.
Uma delícia para servir com um cafezinho feito na hora!

Vamos lá se anime e prepare sua própria massa para pastel!

5 comentários:

  1. A massa feita em casa é muito mais saborosa.
    Tenho a certeza que os pasteis ficaram uma delicia
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Lourdes, massa de pastel caseira tem seu valor, eu prefiro. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oi Lourdes!

    Lembrei agora da minha avó materna, que tbm fazia massa de pastel (e canudinhos) em casa.

    Inclusive ela tinha aquela máquina por onde passava a massa (a do canudinho já saia cortada em tirinhas! rs).

    Eu ficava fascinada com aquela engenhoca. Adorava ver ela preparando os quitutes ! rs

    Beijo e uma linda semana !

    ResponderExcluir
  4. menina preciso da sua ajuda eu comprei uma masseira pra trabalhar com churros mas toda vez que eu tento passar a massa na maquina ele sai rasgando os churros nao sai prefeitos com agente ve nos carrinhos vc pode me ajudar eu nao posso ainda sair pra vender os meus churros por que ficam assim feios obrigada;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei como te ajudar, não conheço a máquina de fazer churros. Seria melhor você pedir ajuda ao fabricante que com certeza terá como te orientar.

      Boa sorte!

      Excluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.