sexta-feira, 4 de abril de 2014

Assado à paulista


Esta carne assada no forno fica muito macia e saborosa. Pode ser servida com arroz e uma salada de folhas ou  acompanhadas com purê de batatas e também com cenouras cozidas e passadas na manteiga.


Ingredientes:
1 k de alcatra
50 g de toucinho defumado 
1 cenoura grande em pedaços
1/2 cebola picadinha
1 colher (sopa) de salsinha picadinha
1 folha de louro esmiuçada
1 pouco de alecrim (eu usei o seco)
150 ml de vinho branco seco
1 cálice de conhaque
pimenta do reino a gosto
sal a gosto
1 tablete de caldo de carne

Modo de fazer:
Corte o toucinho defumado e as cenouras em pedaços e enfie-os na carne com a ajuda de uma faca afiada.
Coloque a carne em uma vasilha com 2 colheres de(sopa) de óleo, o sal, a cebola, a salsa, a pimenta, o louro, o alecrim, o conhaque e o vinho.
Deixe de molho por duas horas, virando de vez em quando.
Dissolva o tablete de caldo de carne em 500 ml de água fervente. Reserve.
Asse em forno moderado por 1 hora e vinte minutos. Vire e regue a carne amiúde com o vinho que serviu de molho e também com uma ou duas conchas de caldo de carne bem quente, no qual se quiser poderá acrescentar 1 colher (sopa) de massa de tomates (eu não coloquei). Retire do forno e corte-a em fatias. Arrume-as em uma travessa e cubra-as com o próprio molho bem quente.

5 comentários:

  1. Lourdes, carnes assadas são meu "calcanhar de aquiles", rs, peça grande feita no forno sai um horror aqui em casa, haha. Fiquei animada de tentar mais uma vez vendo sua receita, a marinada e o caldo parecem garantir a carne assada suculenta (que eu amooo). Ai que vontade, sua carne assada tá com a cara boa demais! Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Lu querida finalmente cheguei aqui, por conta da minha coluna fiquei travada 2 semanas, e aos poucos estou chegando em todos os blogs. Graças a Deus agora estou melhor. Amiga do céu essa carne está uma verdadeira tentação. Ficou linda, com um arroz branco e um purê de batatas seria minha perdição. Adorei a receita. Beijinhos, ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  3. Para assar a carne no fogo por 1 hora e vinte minutos a carne precisa estar envolvida em papel aluminio?! E depois deste tempo que viro e acrescento o molho e o caldo de carne?

    Estou amando as suas receitas! Estou anotando praticamente todas! Casei a pouco tempo e amo cozinhar!

    Gabryelle de Belo Horizonte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabryelle, fico feliz em saber que você está gostando das minhas receitas e é para gente como você que eu me propus a fazer este blog. Não precisa envolver a carne em papel alumínio mas tem que assá-la em fogo moderado e ir regando com o molho em que ficou marinando e com o caldo de carne.
      Abraço e sucesso na sua cozinha!

      Excluir
    2. Olá Gabryelle, fico feliz em saber que você está gostando das minhas receitas e é para gente como você que eu me propus a fazer este blog. Não precisa envolver a carne em papel alumínio mas tem que assá-la em fogo moderado e ir regando com o molho em que ficou marinando e com o caldo de carne.
      Abraço e sucesso na sua cozinha!

      Excluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.