quarta-feira, 2 de abril de 2014

Bolo gelado de abacaxi e coco


Um bolo muito gostoso com recheio de abacaxi, doce de coco e com cobertura de merengue. E eu servi bem geladinho como sobremesa e todos gostaram muito. Tudo que eu faço e que tem a aprovação dos meus aqui eu trago pra você minha leitora amiga. É um bolo pequeno mais parece uma torta, experimente fazer que você irá gostar!

ingredientes:
100 g de manteiga
1/2 xícara de açúcar
2 ovos grandes (clara e gemas separadas)
1/4 de xícara (chá) de leite
3/4 de xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
margarina e farinha de trigo para untar
1 forma redonda de 19 cm de diâmetro
Papel manteiga (para forrar a forma na hora de montar o bolo)

Calda
1/4 de xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de rum

Recheio 1
1/2 abacaxi pequeno
2 colheres (sopa) de açúcar


Recheio 2
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de coco ralado

Merengue
2 claras
250 g de açúcar de confeiteiro

Modo de preparar

Massa: Bata na batedeira a manteiga e o açúcar até ficar esbranquiçado. Junte as gemas uma por vez, sem parar de bater até obter um creme leve e fofo. Pare de bater e coloque o leite, mexa com uma espátula e torne a ligar a batedeira e coloque aos poucos a farinha e o fermento. Desligue a batedeira e misture delicadamente as claras em neve. Coloque na assadeira untada e enfarinhada e leve para assar em forno preaquecido por 20 minutos ou até que espetando um palito este saia limpo. Desenforme o bolo e deixe esfriar.

Calda:Leve em uma panela a água e o açúcar e deixe ferver até que o açúcar se dissolva. Tire do fogo coloque o rum e deixe esfriar.

Doce de abacaxi: Corte o abacaxi em cubos pequenos e em uma panela leve-o ao fogo baixo  juntamente com o açúcar e deixe cozinhar por 10 minutos ou até que o abacaxi fique macio. Tire do fogo e deixe esfriar.

Merengue: Em um recipiente refratário misture as claras com o açúcar de confeiteiro e leve ao fogo em banho-maria até amornar. Transfira para a batedeira e bata em velocidade máxima até obter um merengue firme. Reserve.

Doce de coco: Em uma panela leve para cozinhar em fogo baixo o leite condensado e a manteiga. Mexa até que comece a desprender da panela. Tire do fogo e junte o coco ralado e mexa até incorporar.
Faça o doce de coco na hora em que for montar o bolo pois ele tem que ser colocado  ainda quente, porque ele frio fica mais difícil de espalhar sobre o bolo.

Montar: Forre com papel manteiga a assadeira em que assou o bolo. Corte um círculo do tamanho  da forma e forre o fundo. Faça a mesma coisa para as laterais, cortando uma tira na altura  e comprimento de toda a volta da forma.

Corte o bolo ao meio fazendo duas camadas. Coloque a primeira camada dentro da forma. Regue o bolo com metade da calda. Coloque o recheio de doce de coco e por cima espalhe o doce de abacaxi. Complete com a outra camada de bolo e regue com o restante da calda. Leve para a geladeira e deixe gelar por no mínimo 4 horas.
Desenforme o bolo sobre um prato retire o papel manteiga e cubra com o merengue.



Bom apetite!

6 comentários:

  1. Lu,
    ficou fofinho e molhadinho do jeito que eu gosto, deu
    água na boca, delícia total!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. D. Lurdes, estou abismada...ontem! foi ontem que uma colega minha me pediu para que eu fizesse o bolo do seu chá de bebê, e imagina qual sabor que ela me pediu? Exatamente de abacaxi e coco. Daí fiquei pensando onde procurar uma boa receita...e então a srª leu meus pensamentos...porque eu tenho certeza que sendo sua receita= vai dar certo!

    ResponderExcluir
  3. Grampolinha, eu te aconselho a dobrar a receita da massa do bolo, porque este fica um bolo pequeno.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Amei vou fazer para a mãe de um amigo que faz aniversário este domingo!

    Se eu trocar, em vez de colocar coco ralado, colocar pedacos miudos de pessego em calda, e juntar depois montar como a senhora fez, junto com o abacaxi, fica bom?

    Obrigada! Gabryelle.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabryelle tudo vai do paladar de cada um se você gostar do pêssego junto com abacaxi porque não juntá-lo? Eu creio que vai ficar gostoso porque eu gosto tanto do abacaxi quanto do pêssego. Na cozinha muitas vezes vale a nossa intuição.
      Bjs

      Excluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.