quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Berinjela leque

Esta é uma receita da minha amiga Maísa do blog Ondas de Sabores. Falou em berinjela já vou falando logo "tô dentro". E como não poderia deixar de ser  precisava experimentar essa delicia que a Maísa fez numa hora de "fartura". Tá certo que a berinjela dela ficou bem mais apetitosa, mas a minha também ficou legal. E como quem conta um conto, sempre tira ou aumenta um ponto eu também dei uma mexidinha na receita original, só um tiquinho de nada, uma bobaginha que em nada alterou o sabor (penso eu). Apenas coloquei a muçarela no final  para que  não se perdesse no cozimento. Então vamos à minha versão  do leque de berinjela ou seria  berinjela leque? Sei lá a ordem dos fatores não altera o produto.






O que é preciso:
1 berinjela
rodelas de tomates o quanto baste
rodelas de cebolas o quanto baste
1 dente de alho amassado
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal e pimenta do reino a gosto
Muçarela  cortada em bastonetes o quanto baste
Orégano para polvilhar


Modo de preparar


Lave e corte a berinjela em fatias no sentido do comprimento, sem destacá-la. Reserve na água com um pouco de sal. Misture o alho amassado com o azeite, o sal e a pimenta do reino.Reserve.
Escorra a berinjela que estava de molho e seque bem. Passe por todas as fatias de berinjela o creme de alho com o azeite. E em um refratário besuntado com azeite de oliva, coloque a berinjela e coloque entre cada fatia uma rodela de cebola e uma rodela de tomate. Regue fartamente  com azeite e leve ao forno. Quando a berinjela estiver macia quase no final do cozimento coloque os bastonetes de muçarela e salpique o orégano, deixe no forno até que derreta.





7 comentários:

  1. Ai Lourde que delícia, esta com toda certeza vou fazer. Simplesmente adorei.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi Lourdes,
    Além de bonita, ficou deliciosa! Eu também adoro berinjelas e estou sempre testando uma novidade.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  3. Ahhhhh dona Lourdesss!!Quanta honra rsrsrs Essa sua berinjela leque ficou supimpa... Aliás, com esse calor um leque de berinjela não seria nada mal hein?E aposto que essas berinjelas foram colhidas fresquíssimas da sua horta...acertei?Ficou lindo...beijkas grandes

    ResponderExcluir
  4. Olá Lourdes

    Berinjela é muito versátil.
    Adoro essas preparações que vc faz com ela!

    ResponderExcluir
  5. adoroooooo esse tipo de receita facil e versatil amei eu hoje tenho sobremesa refrescante bjão

    ResponderExcluir
  6. Eu também adoro tudo com berinjela!
    Gostei muito dessa receita, é do jeitinho que eu gosto!
    Um abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  7. Pelo visual é de dar água na boca. Pela praticidade de fazer entrará no meu cardápio.
    Beijão
    MARIA BEATRIZ

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.