Outro dia vendo as receitas do Chuck no GNT ele mostrou um pudinzinho de arroz que nada mais era do que um arroz doce feito com arroz arbório. Achei muito interessante e quis provar como seria o arroz doce feito com o arroz italiano que é próprio para risoto. Mas como sempre fiz algumas modificações - usei arroz carnaroli que era o que tinha aqui e usei outras coberturas. E está aqui a minha sugestão de como variar um simples arroz doce em três versões diferentes. Mas se quiserem conferir a receita original Clique aqui.
Receita básica do arroz doce Ingredientes: 1 xícara de arroz carnaroli 3 colheres (sopa) de manteiga 3 xícaras (chá) de leite 1 xícara (chá) de açúcar Casca de laranja 100 ml de creme de leite (eu usei de caixinha) Geleia de laranja
Modo de preparar: Em uma panela coloque para derreter a manteiga, junte o arroz e frite até ficar transparente. Adicione o leite e o açúcar e um pedaço de casca de laranja, mexa até misturar. Deixe cozinhar em fogo lento, mexendo de vez em quando até o arroz ficar macio e cremoso, se precisar coloque mais leite ou mesmo água até que fique bem molinho. Tire do fogo e deixe esfriar coberto com filme plástico e coloque na geladeira. Na hora de servir coloque o creme de leite e misture bem. Sirva em taças individuais e coloque a geleia de laranja por cima.
Versão 2 Ao fazer o arroz doce substitua a casca de laranja pela fava de baunilha ou mesmo essência.
Ganache: 100 ml de creme de leite 170 gramas de chocolate meio amargo Coloque o creme de leite em uma panela e deixe esquentar (sem ferver), tire do fogo e junte o chocolate picado. Mexa até derreter e formar um creme liso e brilhante. Se gostar pode colocar amendoim torrado. Coloque o ganache sobre cada taça de arroz doce e finalize com amendoim e uva passa. Antes de empregar a uva passa hidrate-a em uma mistura de rum com água na proporção de 2 por 1 Versão 3 Cozinhe o arroz doce com um pedaço de canela. Doce de morango: 1 xícara de morangos frescos picado Meia xícara de água Meia xícara de açúcar Leve tudo ao fogo e deixe cozinhar até formar um doce ponto de geleia mole mas sem deixar os morangos desmanchar por completo. Coloque um pouco doce de morango em cada taça e se quiser finalize com um morango fresco
Um risoto cremoso e bem quentinho é uma delícia, mas ele não é nada fotogênico. "Pelamordedeus" como é difícil registrar uma imagem de risoto que fique com aparência de gostoso, sem contar que nas várias tentativas o meu amiguinho esfriou e ficou com cara não sei nem de quê! De todos os registros, o que ficou menos feio eu mostro para vocês. E esse dia vai ser lembrado como "o dia em que apanhei de um prato de arroz", e quem não já passou por isso que atire a primeira pedra. Como é dura a vida de blogueira de culinária - cozinhamos, e nem sempre comemos e quando comemos, a comida já esfriou. Mas eu garanto o risoto ficou muito bom!
Ingredientes: (2 porções) 1 xícara de arroz carnaroli 20 gramas de shiitake seco Meia cebola picada bem pequeno 1 colher (sopa) de azeite 1 litro de caldo de vegetais Meia xícara de vinho branco seco 1 colher (sopa) de manteiga 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado na hora sal a gosto Modo de preparar: Picar os cogumelos e deixar por 30 minutos de molho no caldo de legumes para hidratar. Em uma panela de fundo grosso esquentar o azeite e refogar a cebola até ficar transparentes. Adicionar o arroz e fritar rapidamente em fogo alto. Coloque o sal a gosto. Coloque o cogumelo que estava de molho e junte o vinho branco mexendo continuamente até que 2/3 do vinho tenha evaporado. Adicionar aos poucos o caldo de legumes, cozinhar em fogo alto por 20 a 25 minutos, sempre mexendo com uma colher de pau, para que libere o amido do arroz e o risoto fique bem cremoso. E no final coloque a manteiga e o queijo ralado mexendo bem até incorporar. Servir em seguida. Bom apetite!
Adoro esse tipo de sobremesa, é leve, textura delicada que dissolve na boca e harmoniza muito bem com calda de frutas cítricas. Agora que estou na fase de receitas com laranjas não poderia deixar de fazer a calda para a panna cotta com elas não é mesmo? Mas você poderá fazer com qualquer outra fruta de sua preferência, porque a estrela da festa é esse pudinzinho de origem italiana.
Ingredientes: Panna cotta 300 gramas de creme de leite (eu usei de lata) 300 gramas de leite integral 125 gramas de açúcar (um pouco mais que meia xícara) 5-7 gramas de gelatina incolor (um pouco mais que meio saquinho) 1 colher de chá de essência de baunilha
Calda de laranja 4 laranjas 1 xícara de açúcar 1 colher (chá) de amido de milho Modo de preparar: Panna cotta Coloque em uma panela o leite, o creme de leite, o açúcar e leve para o fogo para esquentar, mexa até o açúcar dissolver com o cuidado de não deixar a mistura ferver. Hidrate a gelatina de acordo com as instruções da embalagem e leve ao microondas por 20 segundos . Junte a gelatina na mistura de leite e creme de leite e mexa até incorporar. Agregue a baunilha e distribua em forminhas, deixe esfriar e leve para a geladeira até firmar. Desenforme no prato e sirva com a calda de laranja. Calda de laranja Pegue uma laranja e descasque retirando toda a parte branca. Destaque todos os gomos e retire as sementes e pique. Leve para a panela juntamente com o açúcar e o suco das outras laranjas. Deixe ferver por uns 5 minutinhos, junte o amido de milho dissolvido em um pouco de água e deixe cozinhar até formar uma calda.
Espia só, em setembro próximo acontecerá o tão aguardado Encontro de blogs de Gastronomia. Onde estarão reunidos blogueiros de várias partes do Brasil. Gente eu estarei presente! Estou muito feliz porque vou me encontrar com os meus amigos blogueiros que antes interagia apenas à distância através de seus blogs e que agora vou conhecê-los pessoalmente. Será uma oportunidade maravilhosa, a programação está um primor, teremos workshops interessantes e o evento contará com o apoio e patrocínio de empresas importantes do ramo. O encontro acontecerá em São Paulo, no Clube Nacional, no dia 29 de setembro de 20012. Organizadoras: Daniella, Sandra, Cecília Para saber quais os blogs que irão participar acesse:aqui
Tem receita que é tão fácil e tão comum que fico na indecisão se coloco aqui no blog ou não, mas depois penso naqueles leitores que não sabem mas que querem cozinhar - para agradar a esposa ou mesmo para substituí-la em alguma ocasião e por isso me pedem coisas fáceis de fazer. E não é só os homens não, tem muitas menininhas que não são muito dadas com as panelas, mas que de vez em quando "baixa a Dona Benta" e querem se aventurar na cozinha.E vamos combinar né? Um purezinho de batata gostoso com a consistência cremosa e aveludada tem lá seus segredinhos.
Ingredientes: ( duas porções)
2 bifes de contrafilé 1 dente de alho socado 1 pitada de orégano Pimenta do reino a gosto Meia cebola cortada em rodelas 4 batatas médias 1 colher (sopa) de manteiga 100 gramas de creme de leite (meia caixinha) Sal a gosto Uma pitada de noz-moscada Um fio de óleo para grelhar os bifes Modo de preparar:
Lave as batatas e leve para cozinhar com a casca. Depois de cozidas retire a casca e espreme-as ainda quente e coloque-a em uma panela. Agregue a manteiga, misturando bem e em seguida o creme de leite sempre mexendo energicamente, se precisar coloque mais um pouco de creme de leite,o purê tem que ficar com a consistência de um creme firme e aveludado . Junte a noz-moscada e o sal e misture bem. Reserve. Tempere os bifes com o alho, o sal, a pimenta do reino e o orégano. Em uma frigideira coloque um fio de óleo e grelhe os bifes, sempre um de cada vez virando-os para selar até que fique ao ponto.Reserve-os em um prato e na mesma frigideira coloque mais um pouco de óleo e junte as rodelas de cebola e deixe-as refogar por um pouco até que fiquem transparentes mas sem perder a crocância. Despeje as cebolas por sobre os bifes e com a frigideira ainda no fogo junte meia xícara de água, mexa para desprender a crostinha que formou ao grelhar os bifes. Derrame esse caldo sobre os bifes. Sirva com o purê. Dica para fazer um bom purê: -Escolha batatas que não absorvam muita água. -Cozinhe -as com a casca. -Depois de cozidas espreme-as ainda quente. -Coloque o creme de leite ou o leite aos poucos até obter a consistência desejada.
É tempo de laranjas e elas estão com um preço ótimo. Então é hora de aproveitar para fazer doces, compotas, geleias e armazenar ou então presentear os amigos, e foi o que fiz. Preparei 3 potes de 250 gramas para presentear as minhas amigas de Piracicaba - Flávia, Crís e Lucila. E deixo aqui pra vocês a receita.
Ingredientes: (rende 2 potes de 500 grs + ou -) 12 laranjas (eu usei laranja pera) 2 limões taiti 2 litros de água 2 k de açúcar Modo de Preparar: Lave as laranjas e os limões. Á parte pegue 2 laranjas e os limões, descasque e pique as cascas em pedaços pequenos. Coloque em uma vasilha com água e deixe de molho por 24 horas. Descasques as laranjas restantes retirando toda parte branca. Corte as laranjas e os limões em rodelas e deixe de molho por 24 horas em um recipiente de inox com 2 litros de água. Em uma panela funda coloque as laranjas e os limões juntamente com a água em que ficaram de molho. Pegue as cascas das laranjas e dos limões que ficaram de molho à parte, escorra e acrescente na panela e leve tudo para cozinhar por uma hora e meia. Depois disso junte o açúcar e deixe no fogo por mais uma hora ou até que dê ponto de geleia. Após o cozimento desligue o fogo deixe esfriar, coloque em recipientes esterilizados e guarde em local fresco e seco para uso imediato, mas se for armazenar é recomendável fazer o processo de pasteurização.Como fazer Ponto de geleia: Coloque um pouco em um prato e deixe amornar, passe o dedo fazendo um risco. Se o risco permanecer já estará no ponto de geleia.
Coloque as laranjas e os limões descascados e picados em água e deixe de molho por 24 horas
Deixar de molho as cascas de 2 laranjas e dos limões também em água por 24 horas.
Levar ao fogo para cozinhar com a água em que ficou de molho as laranjas e os limões por uma hora e meia e depois acrescentar o açúcar e deixar por mais 1 hora ou até que fique em ponto de geleia.
Dica: Se quiser usar essa geleia como calda para manjar, bolo ou sorvete é só acrescentar um pouco de suco de laranja ou mesmo água e levar ao fogo por alguns minutinhos até que fique mais líquida. Bom apetite!
Filé de peixe empanado com um molho tártaro é o prato de hoje. Um filé bem douradinho, regado com um molho caseiro bem gostoso, arroz branco e uma salada de folhas é o que se precisa para comer bem sem gastar muito tempo na cozinha. Então o que você está esperando? Se quiser preparar o molho tártaro tem receita Aqui, e o filé é vapt vupt. Então vamos lá!
Ingredientes: (2 porções) 2 filés ( eu usei merluza mas pode ser outro peixe) sal a gosto pimenta do reino a gosto Uma pitada de orégano 1/2 dente de alho socado 1 ovo Farinha de trigo e farinha de rosca para empanar Óleo para fritar Molho tártaro Modo de preparar: Tempere os filés como o sal, o alho, a pimenta e o orégano e deixe descansar por uns 15 minutos. Passe os filés na farinha de trigo, depois no ovo levemente batido, e por fim na farinha de rosca. E em uma frigideira coloque o óleo na quantidade suficiente para fritar os filés por imersão. Frite em óleo bem quente virando-os para dourar dos dois lados. Sirva com o molho tártaro. Bom apetite!
Sabe aquele dia em que você começa uma receita, e quando está no meio do caminho percebe que está faltando um ingrediente importante e que não pode ser substituído? Pois bem, foi assim com esse molho, faltou maionese e eu precisei improvisar com a maionese caseira. Sei que você é uma pessoa bastante previdente mas, se acontecer, fica aqui a minha receitinha. É bom fazer apenas o que vai utilizar, sendo uma receita que tem ovo crú em sua composição não é recomendável fazer e guardar a sobra. Portanto sem sobras sem desperdício.
Ingredientes: (2 porções) 1 gema crua 1 gema cozida Azeite 1 colher (sobremesa) de alcaparras 1 colher (sopa) de salsinha picadas 3 colheres (sopa) de pepinos em conserva picadinho Suco e raspas de meio limão 1 pitada de páprica doce 1 filé de anchova Modo de preparar: Em um prato fundo bata a gema crua com a gema cozida até misturar bem. Continue a bater e vá juntando um fio de azeite até formar o ponto da maionese isso vai demorar uns 10 minutos mais ou menos. Em uma tigela coloque os pepinos, as alcaparras, a anchova picadinha bem miudinha, a salsa, as raspas do limão. Tempere com a páprica, o suco do limão. Prove o sal (a anchova é salgada), se precisar corrija. Coloque a maionese, misture para formar o molho e se precisar coloque mais azeite de oliva. Se for usar maionese industrializada: para cada medida dos ingredientes restantes a mesma medida de maionese.
Esta é uma das receitas vapt vupt e quebra o maior galho quando estou sem tempo para cozinhar ou mesmo quando não estou com vontade de cozinhar e isso acontece com qualquer um não é mesmo? Gosto muito destes rolinhos porque além de ser prático e fácil ele agrada a todos aqui de casa, sem contar que tem uma apresentação apetitosa. Vou contar um segredinho - esse prato eu aprendi com o meu filho do meio que também sabe cozinhar e isso é muito engraçado porque me lembro quando ele foi estudar fora, morava sozinho, e por medida de economia fazia sua própria comida. Muitas vezes me ligou para perguntar como fazia tal receita e esse é um dos motivos de eu ter criado este blog - para facilitar a vida dos filhos. Como são as coisas, hoje trocamos figurinhas, e acho bem bacana tudo isso!
Ingredientes: (4 porções) 12 fatias de presunto 12 fatias de muçarela 350 g de molho de tomates 150 g de creme de leite 12 pedacinhos de peito de frango 1 dente de alho sal, pimenta do reino e orégano a gosto
Modo de preparar: Corte o peito de frango em bastonetes (no comprimento da largura da fatia de presunto). Tempere com o sal, o alho socado, a pimenta e o orégano. Deixe por um pouco para pegar o gosto dos temperos. Enquanto isso faça o molho de sua preferência, no final coloque o creme de leite. Misture bem até que fique incorporado e desligue o fogo. Reserve. Faça os rolinhos colocando uma fatia de presunto, uma de muçarela e um pedaço do frango. Coloque em um refratário um pouco de molho, disponha os rolinhos e cubra com mais molho. Polvilhe queijo ralado e leve para assar em forno 200º graus por 30 minutos coberto com papel alumínio. Retire o alumínio e deixe mais um pouco no forno para gratinar.
Fazer rolinhos com o presunto, muçarela e o frango
Coloque um pouco de molho em um refratário e disponha os rolinhos
Cubra com o molho e polvilhe queijo parmesão ralado e leve ao forno
Cubra com papel alumínio e deixe no forno por 30 minutos mais ou menos até que o frango cozinhe. Retire o alumínio e deixe por mais um pouco para gratinar. Bom apetite!
Fazer um almoço no dia dos pais bem à altura do que ele representa para você, às vezes é bem mais simples do que parece. Basta saber o que ele gosta de comer, e eu posso te ajudar com algumas sugestões. Para ver a receita clica no nome. Entradas
Quem não gosta de uma massa com um molho bem temperadinho e ainda se for fácil e rápido de fazer melhor ainda. Gosto sempre de deixar pronto na geladeira molho de tomate para uma eventual necessidade, como por exemplo preparar uma refeição rápida. E nessas horas é a massa que sempre me vem à cabeça, e se tiver o molho pronto já é meio caminho andado não é mesmo? Outro ingrediente que gosto de ter na geladeira é a linguiça calabresa, pois com ela a gente pode variar com muitas opções de pratos, e um deles é o linguine com calabresa. Se você gosta de massa e de linguiça calabresa, então vai gostar desse prato.
Ingredientes: (2 porções) 200 gramas de linguine (mas pode ser outro de sua preferência) 1 xícara (chá) de molho de tomate 1 gomo de linguiça calabresa picadas em rodelas Meia cebola picada em rodelas sal a gosto 2 colheres (sopa) de azeite Modo de preparar: Coloque o macarrão para cozinhar em água com um pouco de sal por uns 10 minutos ou até ficar al dente. Enquanto isso coloque o azeite em uma panela e frite a linguiça, quando estiver pronta retire e reserve. Na mesma panela coloque a cebola e quando estiver transparente (ela não pode cozinhar demais) retire e reserve. Junte ainda na mesma panela o molho e a linguiça (deixando algumas rodelas de linguiça de lado para decorar o prato) deixe ferver em fogo baixo por um pouco de tempo para juntar os sabores e apague o fogo. Escorra o macarrão, coloque em uma travessa e junte o molho, decore com a linguiça e a cebola reservada. Se gostar coloque queijo parmesão ralado (eu não coloquei). Bom Apetite!
Fazer conservas de legumes, geleias ou compotas é muito fácil, e também uma maneira de ter por mais tempo esses produtos na sua despensa. Tomando alguns cuidados na hora da preparação eles podem ficar conservados por um longo período. Nas conservas de legumes pode ser usados vinagre branco,vinagre de vinho tinto ou outros em proporções iguais com água que foi fervida com temperos e especiarias a gosto. Nesta que eu preparei hoje, usei vinagre de maçã e água fervida com folhas de louro, pimenta-do-reino em grãos,açúcar e sal.
Ingredientes:
(para um pote pequeno) 1 pepino picado em bastonetes 1/2 cebola cortada em folhas Vinagre (eu usei o vinagre de maçã) 2 folhas de louro Grãos de pimenta-do-reino a gosto 1 colher (sobremesa) de sal 1 colher (cafe) de açúcar 400 ml de água
Modo de preparar:
Leve a água para ferver com o louro, as pimentas, o sal e o açúcar. Reserve. Lave muito bem o pepino em água corrente e com o auxilio de uma escovinha escove para retirar toda impureza e mergulhe-o em água clorada por 10 minutos, passe-os em água corrente novamente. Pique-o e reserve. Faça o mesmo procedimento com a cebola. Reserve. Em vidros esterilizados coloque o pepino e a cebola. Coloque até a metade do vidro, a água que foi fervida com os temperos, complete com o vinagre e tampe bem rosqueado. Vire o vidro de boca para baixo por cinco minutos para que saia todo o ar.
Um bolo fofinho, gostoso, bom para servir no lanche da tarde de domingo. Durante a semana com toda a correria de trabalho, escola, não encontramos tempo para nos reunirmos num gostoso lanchinho, mas no domingo quase sempre é possível. Me fez lembrar quando jovem na casa de meu tio (irmão de meu pai) que tinha uma família numerosa e sempre se reuniam nas tardes de domingo e era uma festa.Bons tempos! Hoje em dia os costumes estão modificados, a família está cada vez menor e os interesses mais diversificados, e para acontecer essas reuniões só se for em datas pré marcadas como por exemplo natal, aniversário...e mesmo assim sempre tem aquele que está ausente por algum impedimento. Mas é assim mesmo e a vida corre, devemos (enquanto podemos) aproveitarmos essas reuniões. Me bateu uma nostalgia agora e eu só queria sugerir este bolo salgado que é muito bom e super fácil de fazer.
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de farinha 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado sal e pimenta-do-reino a gosto 3/4 de xícara (chá) de óleo 1 xícara (chá) de leite 2 ovos 1 colher (sopa) de fermento em pó Margarina para untar e farinha para polvilhar Queijo parmesão ralado para polvilhar
Recheio: 2 xícaras (chá) de peito de frango cozido e desfiado 2 colheres de óleo 1 cebola picada 1 dente de alho amassado 2 tomates picados 1/2 xícara (chá) de salsinha picadinha 1 lata de milho escorrido Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparar:
Em uma panela refogue a carne desfiada no óleo com o alho, a cebola e os tomates. Adicione o milho, tempere com o sal e a pimenta e deixe no fogo até ficar um refogado enxuto (sem caldo). Junte a salsinha e reserve.
Coloque em uma tigela a farinha juntamente com o queijo ralado, o sal e a pimenta. Faça uma cavidade no centro da farinha e coloque o óleo, o leite e os ovos. Mexa com uma colher até que todos os ingredientes fiquem incorporados e forme uma massa homogênea. Por último coloque o fermento na massa. Unte uma assadeira com a margarina e polvilhe com a farinha. Derrame metade da massa na assadeira, e coloque por cima o recheio, e depois o restante da massa. Polvilhe o queijo ralado por sobre a massa. Leve ao forno preaquecido a 180º por 30 minutos ou até que asse.
Esta carne de panela tirei de uma revista de receitas práticas. A carne marinada e cozida no suco da laranja faz com fique bem macia e com um molhinho especial. Servi com um arroz brando e uma salada de folhas. Uma ótima opção para variar o cardápio de todo dia.
Ingredientes:
1 kg de lagarto sal e pimenta-do-reino a gosto 1 xícara (chá) de suco de laranja 1 xícara (chá) de vinho branco seco 1 cebola ralada 1 cenoura cortada em cubos 5 dentes de alho inteiros 1 colher (sopa) de alho picadinho 1 xícara (chá) de bacon picado farinha para empanar 2 cebolas picadas 2 tomates sem sementes picados
Modo de preparar:
Em uma tigela tempere a carne com o sal e pimenta. Adicione o suco, o vinho, a cebola ralada, a cenoura, os 5 dentes de alhos e deixe descansar na geladeira. Em uma panela de pressão frite o bacon em sua própria gordura, até dourar. Retire e reserve. Tire a carne da marinada e reserve o caldo. Enxugue a carne com papel toalha e passe na farinha de trigo. Na mesma panela com a gordura que resultou do bacon, frite a carne em fogo médio selando-a bem. Retire e reserve. E na mesma gordura refogue o alho picado, a cebola picada e o tomate. Volte a carne para a panela juntamente com o caldo em que ficou marinando. Tampe a panela e cozinhe por 30 minutos marcados assim que iniciar a pressão. Apague o fogo e deixe sair a pressão naturalmente, destampe e coloque o bacon reservado. Deixe cozinhar por mais um pouco com a panela destampada. Transfira para uma travessa e se preferir sirva com arroz branco e uma salada de folhas.